Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11796
metadata.dc.type: | Tese |
Title: | Jean-Jacques Rousseau e o amor-de-si: ou dos fundamentos para uma pedagogia do sentimento de preservação e benevolência |
Authors: | Santos, Jilvania Lima dos |
metadata.dc.creator: | Santos, Jilvania Lima dos |
Abstract: | Nesta pesquisa, apresenta-se um estudo compreensivo da filosofia educacional de Jean-Jacques Rousseau, discutindo-se alguns aspectos relativos ao processo da formação humana. No bojo das reflexões, embora tomando também como referência outras obras, há uma apropriação do livro Discurso sobre a desigualdade entre os homens, visando pensar a constituição do homem mediante o delineamento das suas características em estado natural, bem como uma sistematização/síntese dos cinco capítulos que compõem o Emílio - ou da educação, concebendo a criança como aquela que concentra em si a potência in natura. Entendendo, portanto, o homem pela natureza e a natureza pelo homem, busca-se tecer um fio condutor capaz de ressaltar a distinção entre dois conceitos fundamentais para a compreensão de uma educação inspirada nos seus princípios pedagógicos: amor-de-si e amor-próprio. Enfatiza-se que, do começo ao fim, o propósito de sua obra evidencia o objetivo da vida humana: encontrar a felicidade; e somente em seu próprio coração pode uma pessoa saber o que necessita para ser feliz. Pretende-se, assim, subsidiada pela cacunda da esperança, adotar uma postura descritivo-propositiva com a força necessária para contribuir com a promoção de uma práxis pedagógica possível, competente na arte, na ciência e na sensibilidade inspiradora de provocar ações humanas com dupla intencionalidade: seres para si próprios e seres para os outros. |
Keywords: | Language Human development Love-by-itself Philosophy of education Práxis pedagógica Linguagem Desenvolvimento humano Amor-de-si Pedagogic praxis Educação |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11796 |
Issue Date: | 2008 |
Appears in Collections: | Tese (PGEDU) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Jilvania Bazzo.pdf | 694 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.