Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11796
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorArapiraca, Mary de Andrade-
dc.contributor.authorSantos, Jilvania Lima dos-
dc.creatorSantos, Jilvania Lima dos-
dc.date.accessioned2013-06-10T19:02:57Z-
dc.date.available2013-06-10T19:02:57Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11796-
dc.description.abstractNesta pesquisa, apresenta-se um estudo compreensivo da filosofia educacional de Jean-Jacques Rousseau, discutindo-se alguns aspectos relativos ao processo da formação humana. No bojo das reflexões, embora tomando também como referência outras obras, há uma apropriação do livro Discurso sobre a desigualdade entre os homens, visando pensar a constituição do homem mediante o delineamento das suas características em estado natural, bem como uma sistematização/síntese dos cinco capítulos que compõem o Emílio - ou da educação, concebendo a criança como aquela que concentra em si a potência in natura. Entendendo, portanto, o homem pela natureza e a natureza pelo homem, busca-se tecer um fio condutor capaz de ressaltar a distinção entre dois conceitos fundamentais para a compreensão de uma educação inspirada nos seus princípios pedagógicos: amor-de-si e amor-próprio. Enfatiza-se que, do começo ao fim, o propósito de sua obra evidencia o objetivo da vida humana: encontrar a felicidade; e somente em seu próprio coração pode uma pessoa saber o que necessita para ser feliz. Pretende-se, assim, subsidiada pela cacunda da esperança, adotar uma postura descritivo-propositiva com a força necessária para contribuir com a promoção de uma práxis pedagógica possível, competente na arte, na ciência e na sensibilidade inspiradora de provocar ações humanas com dupla intencionalidade: seres para si próprios e seres para os outros.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLanguagept_BR
dc.subjectHuman developmentpt_BR
dc.subjectLove-by-itselfpt_BR
dc.subjectPhilosophy of educationpt_BR
dc.subjectPráxis pedagógicapt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectDesenvolvimento humanopt_BR
dc.subjectAmor-de-sipt_BR
dc.subjectPedagogic praxispt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleJean-Jacques Rousseau e o amor-de-si: ou dos fundamentos para uma pedagogia do sentimento de preservação e benevolênciapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jilvania Bazzo.pdf694 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.