Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/1177
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Title: | Trabalho infanto-juvenil e seu impacto sobre a escolaridade e a cidadania: possibilidades de (de)formação? |
Other Titles: | Revista da FACED |
Authors: | Pereira, Júlio César Leal |
metadata.dc.creator: | Pereira, Júlio César Leal |
Abstract: | O trabalho na infância e adolescência tem, sobre o sujeito trabalhador, impactos de diversa ordem, tanto sobre sua saúde física e psíquica quanto sobre sua educação. Isto vem, crescentemente, se constituindo objeto de preocupação social. Analisamos, neste artigo, alguns resultados do trabalho infanto-juvenil sobre a formação do estudante. Com base numa pesquisa bibliográfica, articulamos diferentes perspectivas teóricas e evidenciamos a natureza polêmica da discussão. Enfatizamos os desfechos positivos do trabalho infanto-juvenil, considerando seu potencial formador e seu valor como princípio educativo, o que dependerá em cada caso das características do trabalho realizado e da percepção dos sujeitos acerca das atividades desenvolvidas. |
Keywords: | Trabalho infanto-juvenil Escola Formação Estudante trabalhador Cidadania |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1177 |
Issue Date: | 2006 |
Appears in Collections: | Artigo Publicado em Periódico (FACED) |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.