Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11656
Tipo: Tese
Título: Síntese, estudo estrutural e reatividade de azoenaminonas obtidas a partir de enaminonas cíclicas
Autor(es): Marques, Monique Ferreira
Autor(es): Marques, Monique Ferreira
Abstract: Enaminonas são intermediários sintéticos valiosos na obtenção de carbo e heterociclos. Uma característica dessas substâncias é a presença de um equilíbrio tautomérico entre as diversas formas possíveis de estruturas. O objetivo deste trabalho é estudar a reatividade e os aspectos estruturais de enaminonas cíclicas CH e C-alquil substituídas frente a sais de diazônio com diferentes substituintes. Dessa forma, enaminonas cíclicas com átomos de nitrogênio endo ou exocíclicos foram submetidas a reação com diversos sais de tetrafluorboratos de arenodiazônio. Os resultados obtidos mostram a formação de azoenaminonas tanto nas formas azo quanto hidrazona, dependendo dos reagentes utilizados. Enaminonas cíclicas com átomos de nitrogênios endocíclicos formam, preferencialmente, compostos do tipo azo, enquanto enaminonas cílclicas com átomos de nitrogênio exocíclicos formam compostos do tipo hidrazonas. A influência de solventes no curso reacional também foi estudada, sendo que em alguns casos, como quando acetato de etila é utilizado como solvente, a abertura do anel da enaminona cíclica utilizada como reagente foi observado.
Palavras-chave: Síntese orgânica
Compostos cíclicos
Enaminonas
Enaminonas cíclicas CH
Enaminonas cíclicas C-alquil
Enaminones
Cyclic enaminones
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11656
Data do documento: 2012
Aparece nas coleções:Tese (PPGQUIM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese Monique - SÍNTESE, ESTUDO ESTRUTURAL E REATIVIDADE DE AZOENAMINONAS OBTIDAS A PARTIR DE ENAMINONAS CÍCLICAS.pdfDocumento principal8,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.