Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11568
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Título : | A linguagem fotográfica e a pintura de artistas baianos no final do século XIX início do século XX |
Otros títulos : | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da UFBA |
Autor : | Fath, Telma Cristina Damasceno Silva |
metadata.dc.creator: | Fath, Telma Cristina Damasceno Silva |
Resumen : | Este artigo é parte de uma pesquisa teórica desenvolvida no Mestrado de Artes Visuais, linha de pesquisa em História da Arte Brasileira. O texto tem como finalidade analisar a assimilação da linguagem fotográfica na pintura dos artistas baianos: Manuel Lopes Rodrigues (1860 – 1917), Presciliano Silva (1883 – 1965) e Alberto Valença (1890 – 1983). Estes pintores durante formação acadêmica na Europa absorveram as tendências impressionistas da época. Para isso, foi necessário, também, abordar fatos históricos referentes ao movimento impressionista francês e assim como o surgimento da fotografia nas primeiras décadas do sec. XIX, aliado as transformações significativas que a Revolução Industrial trouxe para sociedade europeia, fato que provocou mudanças expressivas no olhar dos artistas deste período. |
Palabras clave : | Assimilação Impressionismo Linguagem Fotográfica Transformação Assimilation Impressionism Photographic Language Transformation |
Editorial : | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da UFBA |
URI : | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11568 |
Fecha de publicación : | 2012 |
Aparece en las colecciones: | Artigo Publicado em Periódico (PPGAV) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
AAAAA.pdf | 5,39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.