Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11568
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A linguagem fotográfica e a pintura de artistas baianos no final do século XIX início do século XX
Título(s) alternativo(s): Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da UFBA
Autor(es): Fath, Telma Cristina Damasceno Silva
Autor(es): Fath, Telma Cristina Damasceno Silva
Abstract: Este artigo é parte de uma pesquisa teórica desenvolvida no Mestrado de Artes Visuais, linha de pesquisa em História da Arte Brasileira. O texto tem como finalidade analisar a assimilação da linguagem fotográfica na pintura dos artistas baianos: Manuel Lopes Rodrigues (1860 – 1917), Presciliano Silva (1883 – 1965) e Alberto Valença (1890 – 1983). Estes pintores durante formação acadêmica na Europa absorveram as tendências impressionistas da época. Para isso, foi necessário, também, abordar fatos históricos referentes ao movimento impressionista francês e assim como o surgimento da fotografia nas primeiras décadas do sec. XIX, aliado as transformações significativas que a Revolução Industrial trouxe para sociedade europeia, fato que provocou mudanças expressivas no olhar dos artistas deste período.
Palavras-chave: Assimilação
Impressionismo
Linguagem Fotográfica
Transformação
Assimilation
Impressionism
Photographic Language
Transformation
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da UFBA
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11568
Data do documento: 2012
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PPGAV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AAAAA.pdf5,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.