Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11220
Tipo: Dissertação
Título: Réus, analfabetos, trabalhadores e um major: a inserção social e política do parlamentar Cosme de Farias em Salvador
Autor(es): Santos, Mônica Celestino
Autor(es): Santos, Mônica Celestino
Abstract: Réus, Analfabetos, Trabalhadores e um Major - a inserção social e política do parlamentar Cosme de Farias em Salvador traça um panorama da sua vida e obra (1875 - 1972) e investiga a inserção social e política dele na cidade, com ênfase nos períodos eleitorais em que teve candidatura a cargo público. Ou seja, versa sobre a participação deste mulato de baixa escolaridade que se tornou vereador e deputado estadual, apesar da estrutura sócio-política da Bahia durante o período republicano, e revela como sua atuação como rábula, fomentador da alfabetização, militante, jornalista e trovador sustentava seu trabalho benemérito. Demonstra que o Major era um homem sensível à tragédia cotidiana, um engajado sem a pecha revolucionária ou mesmo reformista.
Palavras-chave: Major Cosme de Farias
Política
Inserção social
Social inclusion
Politics
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós- Graduação em História da UFBA
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11220
Data do documento: 2005
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Monica Santosseg.pdf2,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.