Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11145
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Aprendizcidade ou as escolas invisíveis: a cidade como espaço de aprendizagem
Autor : Conceição, Silvio José
metadata.dc.creator: Conceição, Silvio José
Resumen : Esta dissertação trata da cidade, da escola e dos espaços de aprendizagem. A cidade, entendida em suas várias dimensões e referências – enquanto construção da vida contemporânea; a escola como o lugar formal para as aprendizagens, lugar esse, inserido na cidade, parte dela, constituinte do ‘todo’ cidade; aprendizagens, como apreensão humana do seu contexto, de suas realidades, de seus movimentos. A escola é discutida e apresentada como lugar plural das aprendizagens, como possibilitadora dessas aprendizagens, que aponta para a cidade que a abriga. É, pois, a cidade, a casa do urbano, o lugar de vivências e passagens, dos encontros e caminhos, é nela que a vida urbana se dá e nela também está a escola. Cidade, que permite a construção do conhecimento, escola que atende pelo viés da transformação do cidadão. Escola que se pretende cidade, e cidade que se pretende escola. Tentamos, aqui, trabalhar a cidade e a escola através de diversas abordagens - a literatura da cidade e na cidade, a vida na escola; as vivências na cidade, as experiências na escola; as memórias da cidade, as aprendizagens na escola. Escola e cidade como espaços de aprendizagem, numa perspectiva de múltiplos olhares sobre a temática proposta. Foram realizadas leituras da escola e da cidade a partir de diálogos e entrevistas com alunos da Rede Pública de Ensino Médio e com Teresinha Fróes; a partir de narrativas e análises de práticas educativas, que tiveram a cidade como protagonista –memórias, diálogos e projeto da escola na cidade; e através da leitura de alguns autores que versam sobre a cidade, suas redes e sistemas, da escola e da construção do conhecimento na complexidade, e das abordagens urbanas e pedagógicas na cidade e da cidade.
Palabras clave : Escola
Cidade
Abordagens da cidade
Espaços de aprendizagem
Literatura e cidade
City
School
Learning spaces
Approaches to the city
Literature and the city
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11145
Fecha de publicación : 2006
Aparece en las colecciones: Dissertação (PGEDU)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertacao - Silvio Conceicao.pdf402,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.