Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11145
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Carvalho, Maria Inez da Silva de Souza | - |
dc.contributor.author | Conceição, Silvio José | - |
dc.creator | Conceição, Silvio José | - |
dc.date.accessioned | 2013-05-20T17:57:13Z | - |
dc.date.available | 2013-05-20T17:57:13Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11145 | - |
dc.description | 121 f. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação trata da cidade, da escola e dos espaços de aprendizagem. A cidade, entendida em suas várias dimensões e referências – enquanto construção da vida contemporânea; a escola como o lugar formal para as aprendizagens, lugar esse, inserido na cidade, parte dela, constituinte do ‘todo’ cidade; aprendizagens, como apreensão humana do seu contexto, de suas realidades, de seus movimentos. A escola é discutida e apresentada como lugar plural das aprendizagens, como possibilitadora dessas aprendizagens, que aponta para a cidade que a abriga. É, pois, a cidade, a casa do urbano, o lugar de vivências e passagens, dos encontros e caminhos, é nela que a vida urbana se dá e nela também está a escola. Cidade, que permite a construção do conhecimento, escola que atende pelo viés da transformação do cidadão. Escola que se pretende cidade, e cidade que se pretende escola. Tentamos, aqui, trabalhar a cidade e a escola através de diversas abordagens - a literatura da cidade e na cidade, a vida na escola; as vivências na cidade, as experiências na escola; as memórias da cidade, as aprendizagens na escola. Escola e cidade como espaços de aprendizagem, numa perspectiva de múltiplos olhares sobre a temática proposta. Foram realizadas leituras da escola e da cidade a partir de diálogos e entrevistas com alunos da Rede Pública de Ensino Médio e com Teresinha Fróes; a partir de narrativas e análises de práticas educativas, que tiveram a cidade como protagonista –memórias, diálogos e projeto da escola na cidade; e através da leitura de alguns autores que versam sobre a cidade, suas redes e sistemas, da escola e da construção do conhecimento na complexidade, e das abordagens urbanas e pedagógicas na cidade e da cidade. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Cidade | pt_BR |
dc.subject | Abordagens da cidade | pt_BR |
dc.subject | Espaços de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Literatura e cidade | pt_BR |
dc.subject | City | pt_BR |
dc.subject | School | pt_BR |
dc.subject | Learning spaces | pt_BR |
dc.subject | Approaches to the city | pt_BR |
dc.subject | Literature and the city | pt_BR |
dc.title | Aprendizcidade ou as escolas invisíveis: a cidade como espaço de aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao - Silvio Conceicao.pdf | 402,49 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.