Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11145
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCarvalho, Maria Inez da Silva de Souza-
dc.contributor.authorConceição, Silvio José-
dc.creatorConceição, Silvio José-
dc.date.accessioned2013-05-20T17:57:13Z-
dc.date.available2013-05-20T17:57:13Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11145-
dc.description121 f.pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação trata da cidade, da escola e dos espaços de aprendizagem. A cidade, entendida em suas várias dimensões e referências – enquanto construção da vida contemporânea; a escola como o lugar formal para as aprendizagens, lugar esse, inserido na cidade, parte dela, constituinte do ‘todo’ cidade; aprendizagens, como apreensão humana do seu contexto, de suas realidades, de seus movimentos. A escola é discutida e apresentada como lugar plural das aprendizagens, como possibilitadora dessas aprendizagens, que aponta para a cidade que a abriga. É, pois, a cidade, a casa do urbano, o lugar de vivências e passagens, dos encontros e caminhos, é nela que a vida urbana se dá e nela também está a escola. Cidade, que permite a construção do conhecimento, escola que atende pelo viés da transformação do cidadão. Escola que se pretende cidade, e cidade que se pretende escola. Tentamos, aqui, trabalhar a cidade e a escola através de diversas abordagens - a literatura da cidade e na cidade, a vida na escola; as vivências na cidade, as experiências na escola; as memórias da cidade, as aprendizagens na escola. Escola e cidade como espaços de aprendizagem, numa perspectiva de múltiplos olhares sobre a temática proposta. Foram realizadas leituras da escola e da cidade a partir de diálogos e entrevistas com alunos da Rede Pública de Ensino Médio e com Teresinha Fróes; a partir de narrativas e análises de práticas educativas, que tiveram a cidade como protagonista –memórias, diálogos e projeto da escola na cidade; e através da leitura de alguns autores que versam sobre a cidade, suas redes e sistemas, da escola e da construção do conhecimento na complexidade, e das abordagens urbanas e pedagógicas na cidade e da cidade.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectCidadept_BR
dc.subjectAbordagens da cidadept_BR
dc.subjectEspaços de aprendizagempt_BR
dc.subjectLiteratura e cidadept_BR
dc.subjectCitypt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectLearning spacespt_BR
dc.subjectApproaches to the citypt_BR
dc.subjectLiterature and the citypt_BR
dc.titleAprendizcidade ou as escolas invisíveis: a cidade como espaço de aprendizagempt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao - Silvio Conceicao.pdf402,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.