Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11140
metadata.dc.type: | Dissertação |
Título : | Aprendizagem frame a frame: fascínios e armadilhas do uso do documentário na práxis pedagógica |
Autor : | Jesus, Rosane Meire Vieira de |
metadata.dc.creator: | Jesus, Rosane Meire Vieira de |
Resumen : | Esta dissertação de mestrado, numa abordagem qualitativa, discute, a partir de relatos e observações diretas, os significados e sentidos que os professores atribuem ao uso do documentário na sala de aula. Bem como analisa sua utilização pedagógica como possibilidade de aproximar, através de uma experiência estética, a educação escolar a uma práxis. Para tanto, investiga a intensa familiarização do espectador-aluno e do espectadorprofessor com a cultura das mídias, a qual (re)configura os modos de apreender o mundo, de organizá-lo e de expressá-lo, devido ao crescente desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação. Historiciza o conceito de documentário e seus nexos com a educação formal. Reconhece a estreita relação entre forma e conteúdo na obra fílmica, examinando as várias formas de representação do documentário como construção estética de uma visão sobre a realidade concreta. |
Palabras clave : | Documentário Práxis pedagógica Experiência estética Cultura das mídias Tecnologias de informação e comunicação Linguagem cinematográfica Documentary Cinematographic language Information and communication technologies Media culture Aesthetic experience Pedagogical praxis |
URI : | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11140 |
Fecha de publicación : | 2007 |
Aparece en las colecciones: | Dissertação (PGEDU) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_Rosane de Jesus.pdf | 1,68 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.