Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11140
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Carvalho, Maria Inez da Silva de Souza | - |
dc.contributor.author | Jesus, Rosane Meire Vieira de | - |
dc.creator | Jesus, Rosane Meire Vieira de | - |
dc.date.accessioned | 2013-05-20T17:46:39Z | - |
dc.date.available | 2013-05-20T17:46:39Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11140 | - |
dc.description | 134 f. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação de mestrado, numa abordagem qualitativa, discute, a partir de relatos e observações diretas, os significados e sentidos que os professores atribuem ao uso do documentário na sala de aula. Bem como analisa sua utilização pedagógica como possibilidade de aproximar, através de uma experiência estética, a educação escolar a uma práxis. Para tanto, investiga a intensa familiarização do espectador-aluno e do espectadorprofessor com a cultura das mídias, a qual (re)configura os modos de apreender o mundo, de organizá-lo e de expressá-lo, devido ao crescente desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação. Historiciza o conceito de documentário e seus nexos com a educação formal. Reconhece a estreita relação entre forma e conteúdo na obra fílmica, examinando as várias formas de representação do documentário como construção estética de uma visão sobre a realidade concreta. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Documentário | pt_BR |
dc.subject | Práxis pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Experiência estética | pt_BR |
dc.subject | Cultura das mídias | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias de informação e comunicação | pt_BR |
dc.subject | Linguagem cinematográfica | pt_BR |
dc.subject | Documentary | pt_BR |
dc.subject | Cinematographic language | pt_BR |
dc.subject | Information and communication technologies | pt_BR |
dc.subject | Media culture | pt_BR |
dc.subject | Aesthetic experience | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical praxis | pt_BR |
dc.title | Aprendizagem frame a frame: fascínios e armadilhas do uso do documentário na práxis pedagógica | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_Rosane de Jesus.pdf | 1,68 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.