Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11124
metadata.dc.type: Tese
Título : Entre a roça e a cidade: identidades, discursos e saberes na escola
Autor : Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco
metadata.dc.creator: Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco
Resumen : Este trabalho resulta da análise das práticas discursivas de alunos e alunas da roça que estudam na cidade, construídas na produção de identidades e saberes desvelados em suas histórias de vida. É um texto híbrido em sua constituição, uma vez que as narrativas misturam-se às teorias em uma tentativa de imbricamento dialógico na produção identitária desta tese. As identidades são concebidas, neste trabalho, como fragmentadas, contraditórias e em fluxo; assim a pesquisa é pensada como um dispositivo a perceber esse movimento, a fluidez, as hibridizações que constituem o cotidiano dos atores e atrizes sociais deste estudo. Por isso, chega o tempo em que a construção shakesperiana “ser ou não ser” muda completamente de perspectiva; trata-se hoje de refletir sobre o “ser e não ser”, no campo específico da educação, não mais como dualidades, mas sim nas ações imbricadas nos processos formativos, naqueles que constituem a cada dia novas identidades. O estudo se desenvolveu através do cruzamento de princípios da etnografia, da fenomenologia, da hermenêutica e da análise do discurso a fim de perceber como os alunos e alunas da roça, estudantes da cidade, constroem através de suas histórias de vida, as representações de suas identidades e de seus saberes e como as práticas discursivas escolares intervêm nesta produção. A pesquisa foi realizada com as histórias de vida de sete alunos e alunas da roça que estudam no Programa de Jovens e Adultos (EJA), no Colégio Estadual de Serrolândia,no município de Serrolândia, situado no Piemonte da Chapada Diamantina, interior da Bahia. Além disso, utilizei a observação participante em sala de aula e entrevistas com os respectivos professores e professoras desses sujeitos. Com este estudo, percebi que os alunos e alunas da roça marcam sua passagem pela escola da cidade ressignificando suas tradições,em um movimento de “traduzir” suas próprias experiências como sujeitos discursivos, em um movimento de devir feito por meio do contato com o outro e com os diferentes saberes, alterando os outros e a si próprio e, assim, construindo novas identidades rurais.
Palabras clave : Estudantes
Zona rural - Serrolândia (BA)
Identidade
Saber
História de vida
Discurso
Rural’s students
Identitity
Knowledge
Life’s history
Speech
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11124
Fecha de publicación : 2008
Aparece en las colecciones: Tese (PGEDU)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Jane Rios parte 1.pdfparte 15,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Jane Rios parte 2.pdfparte 23,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Jane Rios parte 3.pdfparte 33,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Jane Rios parte 4.pdfparte 43,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Jane Rios parte 5.pdfparte 53,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Jane Rios parte 6.pdfparte 65,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.