Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11124
metadata.dc.type: | Tese |
Título : | Entre a roça e a cidade: identidades, discursos e saberes na escola |
Autor : | Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco |
metadata.dc.creator: | Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco |
Resumen : | Este trabalho resulta da análise das práticas discursivas de alunos e alunas da roça que estudam na cidade, construídas na produção de identidades e saberes desvelados em suas histórias de vida. É um texto híbrido em sua constituição, uma vez que as narrativas misturam-se às teorias em uma tentativa de imbricamento dialógico na produção identitária desta tese. As identidades são concebidas, neste trabalho, como fragmentadas, contraditórias e em fluxo; assim a pesquisa é pensada como um dispositivo a perceber esse movimento, a fluidez, as hibridizações que constituem o cotidiano dos atores e atrizes sociais deste estudo. Por isso, chega o tempo em que a construção shakesperiana “ser ou não ser” muda completamente de perspectiva; trata-se hoje de refletir sobre o “ser e não ser”, no campo específico da educação, não mais como dualidades, mas sim nas ações imbricadas nos processos formativos, naqueles que constituem a cada dia novas identidades. O estudo se desenvolveu através do cruzamento de princípios da etnografia, da fenomenologia, da hermenêutica e da análise do discurso a fim de perceber como os alunos e alunas da roça, estudantes da cidade, constroem através de suas histórias de vida, as representações de suas identidades e de seus saberes e como as práticas discursivas escolares intervêm nesta produção. A pesquisa foi realizada com as histórias de vida de sete alunos e alunas da roça que estudam no Programa de Jovens e Adultos (EJA), no Colégio Estadual de Serrolândia,no município de Serrolândia, situado no Piemonte da Chapada Diamantina, interior da Bahia. Além disso, utilizei a observação participante em sala de aula e entrevistas com os respectivos professores e professoras desses sujeitos. Com este estudo, percebi que os alunos e alunas da roça marcam sua passagem pela escola da cidade ressignificando suas tradições,em um movimento de “traduzir” suas próprias experiências como sujeitos discursivos, em um movimento de devir feito por meio do contato com o outro e com os diferentes saberes, alterando os outros e a si próprio e, assim, construindo novas identidades rurais. |
Palabras clave : | Estudantes Zona rural - Serrolândia (BA) Identidade Saber História de vida Discurso Rural’s students Identitity Knowledge Life’s history Speech |
URI : | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11124 |
Fecha de publicación : | 2008 |
Aparece en las colecciones: | Tese (PGEDU) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Jane Rios parte 1.pdf | parte 1 | 5,54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Jane Rios parte 2.pdf | parte 2 | 3,38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Jane Rios parte 3.pdf | parte 3 | 3,45 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Jane Rios parte 4.pdf | parte 4 | 3,68 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Jane Rios parte 5.pdf | parte 5 | 3,66 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Jane Rios parte 6.pdf | parte 6 | 5,13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.