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dc.contributor.advisorMuniz, Dinéa Maria Sobral-
dc.contributor.authorRios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco-
dc.creatorRios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco-
dc.date.accessioned2013-05-17T18:43:26Z-
dc.date.available2013-05-17T18:43:26Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11124-
dc.description.abstractEste trabalho resulta da análise das práticas discursivas de alunos e alunas da roça que estudam na cidade, construídas na produção de identidades e saberes desvelados em suas histórias de vida. É um texto híbrido em sua constituição, uma vez que as narrativas misturam-se às teorias em uma tentativa de imbricamento dialógico na produção identitária desta tese. As identidades são concebidas, neste trabalho, como fragmentadas, contraditórias e em fluxo; assim a pesquisa é pensada como um dispositivo a perceber esse movimento, a fluidez, as hibridizações que constituem o cotidiano dos atores e atrizes sociais deste estudo. Por isso, chega o tempo em que a construção shakesperiana “ser ou não ser” muda completamente de perspectiva; trata-se hoje de refletir sobre o “ser e não ser”, no campo específico da educação, não mais como dualidades, mas sim nas ações imbricadas nos processos formativos, naqueles que constituem a cada dia novas identidades. O estudo se desenvolveu através do cruzamento de princípios da etnografia, da fenomenologia, da hermenêutica e da análise do discurso a fim de perceber como os alunos e alunas da roça, estudantes da cidade, constroem através de suas histórias de vida, as representações de suas identidades e de seus saberes e como as práticas discursivas escolares intervêm nesta produção. A pesquisa foi realizada com as histórias de vida de sete alunos e alunas da roça que estudam no Programa de Jovens e Adultos (EJA), no Colégio Estadual de Serrolândia,no município de Serrolândia, situado no Piemonte da Chapada Diamantina, interior da Bahia. Além disso, utilizei a observação participante em sala de aula e entrevistas com os respectivos professores e professoras desses sujeitos. Com este estudo, percebi que os alunos e alunas da roça marcam sua passagem pela escola da cidade ressignificando suas tradições,em um movimento de “traduzir” suas próprias experiências como sujeitos discursivos, em um movimento de devir feito por meio do contato com o outro e com os diferentes saberes, alterando os outros e a si próprio e, assim, construindo novas identidades rurais.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectZona rural - Serrolândia (BA)pt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectSaberpt_BR
dc.subjectHistória de vidapt_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectRural’s studentspt_BR
dc.subjectIdentititypt_BR
dc.subjectKnowledgept_BR
dc.subjectLife’s historypt_BR
dc.subjectSpeechpt_BR
dc.titleEntre a roça e a cidade: identidades, discursos e saberes na escolapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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