Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11064
metadata.dc.type: Tese
Título : A antropologia filosófica na perspectiva de Jiddu Krishnamurti: a educação como elemento fundante do homem
Autor : Carneiro, Ivana Libertadoira Borges
metadata.dc.creator: Carneiro, Ivana Libertadoira Borges
Resumen : O texto remete-se à discussão acerca do sentido e significado da educação convencional contraposto à concepção krishnamurtiana de Educação Correta que, neste contexto, analisamos sob a perspectiva da Educação Integral, a qual propõe pensar o ente humano como totalidade, isto é, pathos, ratio, psyche, libertas e as possibilidades daí engendráveis. Propõe-se, deste modo, refletir sobre a educação para que esta possa continuamente repensar-se, reestruturar-se e dialogar com suas carências e necessidades, constituindo-se em um elo de ligação entre a existência e a construção do sujeito enquanto ente humano integral que carece de (trans)formação do seu ser além de informações técnicas profissionais. Utilizamos como pano de fundo as perspectivas propostas pela pós-modernidade, considerando as influências que tal contexto ocasiona para a formação do indivíduo enquanto ente relacional com a existência,com a alteridade e, em especial, consigo mesmo, com seus conflitos, desejos e humanidades.
Palabras clave : Educación correcta
Educación integral
Libertas
Psyche
Pathos
Ratio
Educação correta
Educação integral
Educação
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11064
Fecha de publicación : 2009
Aparece en las colecciones: Tese (PGEDU)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Ivana Carneiro.pdf1,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.