Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11064
metadata.dc.type: | Tese |
Title: | A antropologia filosófica na perspectiva de Jiddu Krishnamurti: a educação como elemento fundante do homem |
Authors: | Carneiro, Ivana Libertadoira Borges |
metadata.dc.creator: | Carneiro, Ivana Libertadoira Borges |
Abstract: | O texto remete-se à discussão acerca do sentido e significado da educação convencional contraposto à concepção krishnamurtiana de Educação Correta que, neste contexto, analisamos sob a perspectiva da Educação Integral, a qual propõe pensar o ente humano como totalidade, isto é, pathos, ratio, psyche, libertas e as possibilidades daí engendráveis. Propõe-se, deste modo, refletir sobre a educação para que esta possa continuamente repensar-se, reestruturar-se e dialogar com suas carências e necessidades, constituindo-se em um elo de ligação entre a existência e a construção do sujeito enquanto ente humano integral que carece de (trans)formação do seu ser além de informações técnicas profissionais. Utilizamos como pano de fundo as perspectivas propostas pela pós-modernidade, considerando as influências que tal contexto ocasiona para a formação do indivíduo enquanto ente relacional com a existência,com a alteridade e, em especial, consigo mesmo, com seus conflitos, desejos e humanidades. |
Keywords: | Educación correcta Educación integral Libertas Psyche Pathos Ratio Educação correta Educação integral Educação |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11064 |
Issue Date: | 2009 |
Appears in Collections: | Tese (PGEDU) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Ivana Carneiro.pdf | 1,39 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.