Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11052
metadata.dc.type: Dissertação
Title: O corpo entre conceitos e preconceitos: o desempenho dos professores de educação física no desenvolvimento da competência corporal-cinestésica em escolas municipais de Itabuna/Ba
Authors: Sauer, Cleri Inês
metadata.dc.creator: Sauer, Cleri Inês
Abstract: A educação física, como componente do currículo da educação escolar, deve contribuir para a formação do indivíduo, possibilitando o aprendizado de elementos/conhecimentos que os tornem autônomos no que se refere ao seu corpo e as suas atividades corporais motoras, ou seja, formar indivíduos competentes corporalcinestésicamente. Na tentativa de elucidar as razões da competência corporal-cinestésica não ser desenvolvida, balizamos o estudo no desempenho do professor de educação física em desenvolver tal competência, por acreditar ser este, o principal componente responsável deste processo. A análise é centrada na interferência de duas variáveis: as representações sociais sobre educação física, (imagens, valores construídos socialmente que direcionam as atividades e o comportamento das pessoas); e a formação do professor de educação física (conjunto de elementos que dão condições para suas atividades profissionais, considerados, o nível e área de formação, processo de formação continuada, leitura de literatura técnica para subsidiar suas atividades profissionais). O desempenho do professor pode ser facilitado ou obstaculizado pela formação e ou pelas representações sociais. A apreciação do nível de dissonância entre os conhecimentos técnico-científicos adquiridos e as representações sociais sobre o corpo e educação física, é realizada por meio da análise de dados concernentes à ação pedagógica do professor, (levantados em sala de aula durante 454 minutos de observação seguindo-se um roteiro) pela análise de informações da formação do professor e suas representações sociais sobre o corpo e educação física (obtidas utilizando-se um formulário e o álbum de imagens, elaborado para este estudo, capaz de captar a complexidade do fenômeno das representações sociais sobre o corpo). Realizou-se um censo com os 14 professores de educação física que atuam em 4 escolas na rede municipal de ensino de Itabuna/BA, que atendem a alunos de 5a a 8a séries do ensino fundamental.
Keywords: Educação física - estudo e ensino
Educação física escolar
Professores de educação física - formação
Educação física (Ensino fundamental)
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11052
Issue Date: 2002
Appears in Collections:Dissertação (PGEDU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao Cleri Sauer.pdf1,29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.