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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBordas, Miguel Angel García-
dc.contributor.authorSauer, Cleri Inês-
dc.creatorSauer, Cleri Inês-
dc.date.accessioned2013-05-16T19:19:34Z-
dc.date.available2013-05-16T19:19:34Z-
dc.date.issued2002-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11052-
dc.description209 f.pt_BR
dc.description.abstractA educação física, como componente do currículo da educação escolar, deve contribuir para a formação do indivíduo, possibilitando o aprendizado de elementos/conhecimentos que os tornem autônomos no que se refere ao seu corpo e as suas atividades corporais motoras, ou seja, formar indivíduos competentes corporalcinestésicamente. Na tentativa de elucidar as razões da competência corporal-cinestésica não ser desenvolvida, balizamos o estudo no desempenho do professor de educação física em desenvolver tal competência, por acreditar ser este, o principal componente responsável deste processo. A análise é centrada na interferência de duas variáveis: as representações sociais sobre educação física, (imagens, valores construídos socialmente que direcionam as atividades e o comportamento das pessoas); e a formação do professor de educação física (conjunto de elementos que dão condições para suas atividades profissionais, considerados, o nível e área de formação, processo de formação continuada, leitura de literatura técnica para subsidiar suas atividades profissionais). O desempenho do professor pode ser facilitado ou obstaculizado pela formação e ou pelas representações sociais. A apreciação do nível de dissonância entre os conhecimentos técnico-científicos adquiridos e as representações sociais sobre o corpo e educação física, é realizada por meio da análise de dados concernentes à ação pedagógica do professor, (levantados em sala de aula durante 454 minutos de observação seguindo-se um roteiro) pela análise de informações da formação do professor e suas representações sociais sobre o corpo e educação física (obtidas utilizando-se um formulário e o álbum de imagens, elaborado para este estudo, capaz de captar a complexidade do fenômeno das representações sociais sobre o corpo). Realizou-se um censo com os 14 professores de educação física que atuam em 4 escolas na rede municipal de ensino de Itabuna/BA, que atendem a alunos de 5a a 8a séries do ensino fundamental.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação física - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectProfessores de educação física - formaçãopt_BR
dc.subjectEducação física (Ensino fundamental)pt_BR
dc.titleO corpo entre conceitos e preconceitos: o desempenho dos professores de educação física no desenvolvimento da competência corporal-cinestésica em escolas municipais de Itabuna/Bapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubIlhéus- Bahiapt_BR
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