Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10993
Tipo: Dissertação
Título: Planejamento reflexivo: estudo sobre o ensino de língua inglesa em escolas públicas estaduais de Salvador e região metropolitana.
Autor(es): Simione, Marta Helena Longo
Autor(es): Simione, Marta Helena Longo
Abstract: Através de uma perspectiva qualitativa, este estudo procurou saber de que forma a postura reflexiva do professor de inglês da rede pública pode contribuir para a melhoria do ensino e aprendizagem de sua disciplina, mesmo em face às adversidades encontradas neste contexto, a partir de um planejamento caracterizado por um ensino crítico-reflexivo, cujo aporte teórico embasou a análise dos dados. Dez professoras de inglês da rede pública estadual de Salvador e da região metropolitana participaram desta pesquisa. Os objetivos deste trabalho relacionaram-se a três aspectos inerentes ao planejamento. Primeiramente, buscou-se conhecer como acontece a prática social do planejamento entre dos sujeitos do universo pesquisado. Em seguida, analisou-se como os professores refletem sobre os objetivos de sua disciplina em relação ao capital-cultural de seus alunos. O último objetivo constituiu na verificação da postura reflexiva do professor em relação à racionalização de recursos a partir do planejamento. Esta pesquisa resultou na constatação da necessidade de uma maior interação entre os sujeitos interessados pelo processo de ensino e aprendizagem da disciplina em questão. Por outro lado, observou-se, também, a possibilidade de resultados positivos refletidos na prática de alguns professores cujos planejamentos apresentaram estratégias que possibilitam a participação ativa do aluno da escola pública. Estes últimos resultados contribuíram para a reflexão sobre algumas propostas apresentadas na conclusão deste trabalho.
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem
Língua inglesa
Escola pública
Ensino reflexivo
Planejamento
Teaching and learning
Pblic school
Reflective teaching
Planning
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da UFBA
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10993
Data do documento: 2007
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGLL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marta Helena Longo Simione.pdf1,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.