Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10993
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Lima, Luciano Rodrigues | - |
dc.contributor.author | Simione, Marta Helena Longo | - |
dc.creator | Simione, Marta Helena Longo | - |
dc.date.accessioned | 2013-05-16T17:40:33Z | - |
dc.date.available | 2013-05-16T17:40:33Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10993 | - |
dc.description.abstract | Através de uma perspectiva qualitativa, este estudo procurou saber de que forma a postura reflexiva do professor de inglês da rede pública pode contribuir para a melhoria do ensino e aprendizagem de sua disciplina, mesmo em face às adversidades encontradas neste contexto, a partir de um planejamento caracterizado por um ensino crítico-reflexivo, cujo aporte teórico embasou a análise dos dados. Dez professoras de inglês da rede pública estadual de Salvador e da região metropolitana participaram desta pesquisa. Os objetivos deste trabalho relacionaram-se a três aspectos inerentes ao planejamento. Primeiramente, buscou-se conhecer como acontece a prática social do planejamento entre dos sujeitos do universo pesquisado. Em seguida, analisou-se como os professores refletem sobre os objetivos de sua disciplina em relação ao capital-cultural de seus alunos. O último objetivo constituiu na verificação da postura reflexiva do professor em relação à racionalização de recursos a partir do planejamento. Esta pesquisa resultou na constatação da necessidade de uma maior interação entre os sujeitos interessados pelo processo de ensino e aprendizagem da disciplina em questão. Por outro lado, observou-se, também, a possibilidade de resultados positivos refletidos na prática de alguns professores cujos planejamentos apresentaram estratégias que possibilitam a participação ativa do aluno da escola pública. Estes últimos resultados contribuíram para a reflexão sobre algumas propostas apresentadas na conclusão deste trabalho. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da UFBA | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Língua inglesa | pt_BR |
dc.subject | Escola pública | pt_BR |
dc.subject | Ensino reflexivo | pt_BR |
dc.subject | Planejamento | pt_BR |
dc.subject | Teaching and learning | pt_BR |
dc.subject | Pblic school | pt_BR |
dc.subject | Reflective teaching | pt_BR |
dc.subject | Planning | pt_BR |
dc.title | Planejamento reflexivo: estudo sobre o ensino de língua inglesa em escolas públicas estaduais de Salvador e região metropolitana. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertação (PPGLL) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Marta Helena Longo Simione.pdf | 1,75 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.