Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10993
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLima, Luciano Rodrigues-
dc.contributor.authorSimione, Marta Helena Longo-
dc.creatorSimione, Marta Helena Longo-
dc.date.accessioned2013-05-16T17:40:33Z-
dc.date.available2013-05-16T17:40:33Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10993-
dc.description.abstractAtravés de uma perspectiva qualitativa, este estudo procurou saber de que forma a postura reflexiva do professor de inglês da rede pública pode contribuir para a melhoria do ensino e aprendizagem de sua disciplina, mesmo em face às adversidades encontradas neste contexto, a partir de um planejamento caracterizado por um ensino crítico-reflexivo, cujo aporte teórico embasou a análise dos dados. Dez professoras de inglês da rede pública estadual de Salvador e da região metropolitana participaram desta pesquisa. Os objetivos deste trabalho relacionaram-se a três aspectos inerentes ao planejamento. Primeiramente, buscou-se conhecer como acontece a prática social do planejamento entre dos sujeitos do universo pesquisado. Em seguida, analisou-se como os professores refletem sobre os objetivos de sua disciplina em relação ao capital-cultural de seus alunos. O último objetivo constituiu na verificação da postura reflexiva do professor em relação à racionalização de recursos a partir do planejamento. Esta pesquisa resultou na constatação da necessidade de uma maior interação entre os sujeitos interessados pelo processo de ensino e aprendizagem da disciplina em questão. Por outro lado, observou-se, também, a possibilidade de resultados positivos refletidos na prática de alguns professores cujos planejamentos apresentaram estratégias que possibilitam a participação ativa do aluno da escola pública. Estes últimos resultados contribuíram para a reflexão sobre algumas propostas apresentadas na conclusão deste trabalho.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Letras e Linguística da UFBApt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectEnsino reflexivopt_BR
dc.subjectPlanejamentopt_BR
dc.subjectTeaching and learningpt_BR
dc.subjectPblic schoolpt_BR
dc.subjectReflective teachingpt_BR
dc.subjectPlanningpt_BR
dc.titlePlanejamento reflexivo: estudo sobre o ensino de língua inglesa em escolas públicas estaduais de Salvador e região metropolitana.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Appears in Collections:Dissertação (PPGLL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marta Helena Longo Simione.pdf1,75 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.