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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Análise das estratégias adotadas pelo governo do Estado da Bahia e seus impactos sobre o turismo de negócios em Salvador na década de 90
Authors: Amorim, Maiave Sabrina Freitas
metadata.dc.creator: Amorim, Maiave Sabrina Freitas
Abstract: Este estudo monográfico apresenta a análise das estratégias adotadas pelo Governo do Estado da Bahia e seus impactos sobre o turismo de negócios em Salvador nos anos 90, mostrando o perfil dos turistas congressistas e a tática assumida pelo governo baiano para atraí-los no mercado turístico de negócios em Salvador. Na parte introdutória, enfatiza-se a origem do tema, a estrutura e a natureza da pesquisa. Nas que se seguem, são pontuados conceitos, modalidades, evolução e consolidação do turismo; informações teóricas sobre o estudo com base na teoria das estratégias competitivas de Michael Porter; as principais políticas e programas criados no Brasil e na Bahia para incentivar as atividades turísticas; a expansão do turismo de negócios na Bahia (dinâmica, desenvolvimento, reflexos positivos das medidas adotadas pela hotelaria de Salvador); a estratégia de marketing e sua importância; o porquê da opção pela captação de eventos e negócios; a atuação de SBCB, ao gerenciar o trabalho de parceria com as iniciativas pública e privada, e as normas estabelecidas para dinamizar a economia local. Os dados aqui apresentados, em seu conjunto, confirmam, ao final da pesquisa, a hipótese, inicialmente levantada: nos anos 90, o turismo de eventos e negócios, bem como as estratégias de marketing foram bem sucedidas em Salvador.
Keywords: Turismo – Bahia
Marketing – Turismo
Turismo – Negócios
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10939
Issue Date: 2003
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciências Econômicas (FCE)

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