Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10847
Tipo: Dissertação
Título: Trajetórias familiares na labuta com o sofrimento psíquico: um estudo sobre familiares do CAPS Adilson Peixoto Sampaio, Distrito Sanitário Itapagipe/Salvador/BA
Autor(es): Barreto, Márcia Miranda
Autor(es): Barreto, Márcia Miranda
Abstract: O presente trabalho teve como objetivos investigar, identificar e analisar as concepções e práticas dos familiares de usuários do CAPS – Centro de Atenção Psicossocial - Adilson Peixoto Sampaio com relação a sua participação na construção das estratégias de enfrentamento dos problemas decorrentes do sofrimento psíquico desenvolvido por seus familiares usuários desse serviço de saúde mental e compreender possíveis relações entre participação dos familiares e a adesão às propostas terapêuticas. Como metodologia foi utilizada uma abordagem qualitativa tendo como instrumentos principais pesquisa bibliográfica sobre as categorias da pesquisa: concepção saúde/doença mental, estratégias de enfrentamento, itinerários terapêuticos, participação familiar e cuidado/auto-cuidado; observação participante da rotina do CAPS e dos espaços disponibilizados para a participação familiar: Grupo de Família, Grupo Conversa sobre Saúde e Oficina Espaço Coletivo; e entrevistas semi-estruturadas com dez familiares participantes dos referidos grupos. Na análise dos dados, foram apresentadas as concepções familiares sobre os sinais que possibilitaram a identificação do sofrimento psíquico e a labuta da família a partir desta identificação. Nesse processo aparecem os itinerários terapêuticos e a participação familiar em cada estratégia construída para lidar com os transtornos decorrentes do aparecimento do sofrimento psíquico. Todo o processo de análise procurou respeitar os saberes construídos pelo grupo de interlocutoras a cerca das categorias da pesquisa, como propõem a sociologia e antropologia da saúde. A partir dos resultados, se verificou uma maior participação das mulheres nos espaços disponibilizados às famílias, estas acham que a participação é muito importante tanto para construir estratégias de enfrentamento dos transtornos decorrentes do sofrimento psíquico, como para construir táticas de auto-cuidado. Porém enfrentam várias dificuldades para conseguir se apropriar dos espaços disponibilizados à família pelo CAPS como falta de tempo para freqüentarem a unidade de saúde, visto que têm múltiplas ocupações. O sentido atribuído pelos familiares às categorias participação e acompanhamento ao paciente resume o envolvimento das famílias a esse acompanhamento, levando a uma não apropriação das demais atividades oferecidas pela instituição de saúde mental.
Palavras-chave: Saúde mental
Participação familiar
Cuidado
Alto-cuidado
Mental health
Relatives involvement
Self-care
Care
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós- Graduação em Ciências Sociais da UFBA
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10847
Data do documento: 2009
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcia Barretoseg.pdf575,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.