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metadata.dc.type: Dissertação
Título : Brincadeiras infantis e construção das identidades de gênero
Autor : Cravo, Alessia Costa de Araújo
metadata.dc.creator: Cravo, Alessia Costa de Araújo
Resumen : Este trabalho objetivou investigar, no cotidiano escolar de crianças de turmas do Ensino Fundamental I em uma escola particular, a relação entre brincadeiras infantis e construção das identidades de gênero. Este estudo, de caráter qualitativo, tem como respaldo teórico autoras e autores, cuja produção trazem contribuições quanto às brincadeiras infantis: Bettelheim (1988), Moyles (2002;2006), Winnicott (1971;1965), Huzinga (1980) e Kishimoto (2002;2005), identidades de gênero: Beauvoir (1980), Badinter (1993), Mead (1971) e Saffioti (1987) e teorias de aprendizagem Vygotsky (1998). Do ponto de vista metodológico, privilegiou-se a observação in loco, com registro fotográfico, entrevistas com as educadoras das turmas selecionadas para a pesquisa e a análise do Projeto Político Pedagógico do Colégio, analisando como se estabelecem estas relações no processo de significação do mundo, na medida em que novos sentidos e significados são estabelecidos através das brincadeiras. Destaca-se neste estudo a relação existente entre o ato de brincar e a construção da identidade de gênero, apresentando reflexões conceituais que enfocam as brincadeiras consideradas inadequadas às meninas e meninos. O estudo proporciona a compreensão do universo lúdico das crianças, bem como possibilita a reflexão de educadoras sobre suas práticas pedagógicas tanto nas salas de aula como no recreio. A análise dos achados da pesquisa possibilitou a identificação de modos através dos quais as brincadeiras vêm reforçando estereótipos sobre masculinidade e feminilidade, permitindo, também, a reflexão sobre até que ponto é aconselhável discriminar as brincadeiras com base no sexo, considerando o quanto esta prática pode repercutir na formação das identidades de gênero.
Palabras clave : Brincadeiras infantis
Identidade de gênero
Cotidiano escolar
Gender identity
School quotidian
Child plays
Editorial : Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10788
Fecha de publicación : 2006
Aparece en las colecciones: Dissertação (PGEDU)

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