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dc.contributor.advisorFagundes, Tereza Cristina Pereira Carvalho-
dc.contributor.authorCravo, Alessia Costa de Araújo-
dc.creatorCravo, Alessia Costa de Araújo-
dc.date.accessioned2013-05-09T18:12:24Z-
dc.date.available2013-05-09T18:12:24Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10788-
dc.description120f.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho objetivou investigar, no cotidiano escolar de crianças de turmas do Ensino Fundamental I em uma escola particular, a relação entre brincadeiras infantis e construção das identidades de gênero. Este estudo, de caráter qualitativo, tem como respaldo teórico autoras e autores, cuja produção trazem contribuições quanto às brincadeiras infantis: Bettelheim (1988), Moyles (2002;2006), Winnicott (1971;1965), Huzinga (1980) e Kishimoto (2002;2005), identidades de gênero: Beauvoir (1980), Badinter (1993), Mead (1971) e Saffioti (1987) e teorias de aprendizagem Vygotsky (1998). Do ponto de vista metodológico, privilegiou-se a observação in loco, com registro fotográfico, entrevistas com as educadoras das turmas selecionadas para a pesquisa e a análise do Projeto Político Pedagógico do Colégio, analisando como se estabelecem estas relações no processo de significação do mundo, na medida em que novos sentidos e significados são estabelecidos através das brincadeiras. Destaca-se neste estudo a relação existente entre o ato de brincar e a construção da identidade de gênero, apresentando reflexões conceituais que enfocam as brincadeiras consideradas inadequadas às meninas e meninos. O estudo proporciona a compreensão do universo lúdico das crianças, bem como possibilita a reflexão de educadoras sobre suas práticas pedagógicas tanto nas salas de aula como no recreio. A análise dos achados da pesquisa possibilitou a identificação de modos através dos quais as brincadeiras vêm reforçando estereótipos sobre masculinidade e feminilidade, permitindo, também, a reflexão sobre até que ponto é aconselhável discriminar as brincadeiras com base no sexo, considerando o quanto esta prática pode repercutir na formação das identidades de gênero.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Educação da UFBApt_BR
dc.subjectBrincadeiras infantispt_BR
dc.subjectIdentidade de gêneropt_BR
dc.subjectCotidiano escolarpt_BR
dc.subjectGender identitypt_BR
dc.subjectSchool quotidianpt_BR
dc.subjectChild playspt_BR
dc.titleBrincadeiras infantis e construção das identidades de gêneropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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