Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10596
metadata.dc.type: Tese
Title: Hermenêutica de um currículo: o curso de pedagogia da UFBA.
Authors: Sá, Maria Roseli Gomes Brito de
metadata.dc.creator: Sá, Maria Roseli Gomes Brito de
Abstract: Este trabalho traz o relato de uma interpretação da proposta curricular do Curso de Pedagogia da UFBA. O currículo é concebido como fenômeno/processo complexo, o qual se buscou compreender mediante o acompanhamento de sua itinerância/errância com o aporte da hermenêutica fenomenológica. Para realizar a investigação da dinâmica curricular - como um mundo do/no qual emergem os pedagogos - buscando compreender sua complexidade, três grandes fontes de referências foram tomadas para estudo: a visão de estudantes; o referencial institucional-documental, traduzido pela proposta curricular do curso implantada em 1999 e o referencial teórico/metodológico, que busca transitar pela Filosofia, Antropologia, Sociologia, Psicologia, estudos sobre o Currículo, a multirreferencialidade e a complexidade e a Hermenêutica Fenomenológica. A partir de algumas formulações sobre hermenêutica e fenomenologia, para justificar o tratamento hermenêutico conferido à investigação, o texto descreve os percursos da pesquisa, discorre sobre itinerâncias em currículo e, com a participação dos estudantes, traz à discussão temas como: compreensão e autonomia; complexidade e multirreferencialidade no currículo e formação do pedagogo, enfocando a construção de existências como pedagogos.
Keywords: Complexidade
Interpretação
Formação
Educação
Compreensão
Fenomenológica
Hermenêutica
Pedagogia
Currículo
Multirreferencialidade
Curriculum
Pedagogy
Phenomelogical hermeneutic
Comprehension
Interpretation
Complexity
Mutirreferentiality
Education
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10596
Issue Date: 2004
Appears in Collections:Tese (PGEDU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maria Roseli Sa.pdf739,24 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.