Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10596
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMarques, Maria Ornélia Silveira-
dc.contributor.authorSá, Maria Roseli Gomes Brito de-
dc.creatorSá, Maria Roseli Gomes Brito de-
dc.date.accessioned2013-05-08T18:42:18Z-
dc.date.available2013-05-08T18:42:18Z-
dc.date.issued2004-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10596-
dc.description248 f.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho traz o relato de uma interpretação da proposta curricular do Curso de Pedagogia da UFBA. O currículo é concebido como fenômeno/processo complexo, o qual se buscou compreender mediante o acompanhamento de sua itinerância/errância com o aporte da hermenêutica fenomenológica. Para realizar a investigação da dinâmica curricular - como um mundo do/no qual emergem os pedagogos - buscando compreender sua complexidade, três grandes fontes de referências foram tomadas para estudo: a visão de estudantes; o referencial institucional-documental, traduzido pela proposta curricular do curso implantada em 1999 e o referencial teórico/metodológico, que busca transitar pela Filosofia, Antropologia, Sociologia, Psicologia, estudos sobre o Currículo, a multirreferencialidade e a complexidade e a Hermenêutica Fenomenológica. A partir de algumas formulações sobre hermenêutica e fenomenologia, para justificar o tratamento hermenêutico conferido à investigação, o texto descreve os percursos da pesquisa, discorre sobre itinerâncias em currículo e, com a participação dos estudantes, traz à discussão temas como: compreensão e autonomia; complexidade e multirreferencialidade no currículo e formação do pedagogo, enfocando a construção de existências como pedagogos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectComplexidadept_BR
dc.subjectInterpretaçãopt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCompreensãopt_BR
dc.subjectFenomenológicapt_BR
dc.subjectHermenêuticapt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectMultirreferencialidadept_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subjectPedagogypt_BR
dc.subjectPhenomelogical hermeneuticpt_BR
dc.subjectComprehensionpt_BR
dc.subjectInterpretationpt_BR
dc.subjectComplexitypt_BR
dc.subjectMutirreferentialitypt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.titleHermenêutica de um currículo: o curso de pedagogia da UFBA.pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Roseli Sa.pdf739,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.