Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10506
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação de microesferas de hidroxiapatita, dopadas ou não com estrôncio, no reparo de defeito ósseo crítico, em calvária de rato
Autor(es): Rolim, Ana Emília Holanda
Autor(es): Rolim, Ana Emília Holanda
Abstract: A bioengenharia tecidual tem possibilitado o desenvolvimento de biomateriais e técnicas inovadoras capazes de restituir a qualidade de vida aos pacientes com perdas ósseas, após a remoção de grandes tumores ósseos, traumas e em algumas doenças metabólicas. Dentre os biomateriais empregados nas terapias regenerativas destacam-se as biocerâmicas sintéticas, na forma de microesferas. Estas microesferas constituem um arcabouço que possibilita, no interstício formado entre as esferas, a difusão de fatores de crescimento e angiogênicos, a migração de cálulas osteogênicas essenciais à regeneração deste tecido. Ainda apresentam características físico-químicas semelhantes ao componente inorgânico do tecido ósseo e biocompatibilidade. O objetivo deste trabalho foi avaliar a regeneração de defeitos ósseos críticos, em calvária de rato. Para tanto, utilizou-se uma amostra composta de 60 animais, dividida em quatro grupos: Gl - defeito sem biomaterial, preenchido por coágulo; Gll - microesferas de hidroxiapatita e alginato (HA - Alg); Glll - microeferas de hidroxiapatita dopadas com estrôncio (HASr); GlV - microesferas de hidroxiapatita dopadas com estrôncio e alginato (HASr -Alg), avaliados aos 15, 45 e 120 dias de pós operatório. As análises histológicas, por microscopia de luz, demonstraram neoformação óssea mais evidente no grupo Gll em todos os pontos biológicos quando comparado aos demais grupos. As microesferas implantadas nos grupos lll e lV apresentaram maior fragmentação quando comparadas com as do grupo ll, provavelmente devido à adição de estrôncio à estrutura da HA. A neoformação óssea caracterizada pela osteocondução foi observada de permeio a esses fragmentos do biomaterial. No grupo lll, a ausência do alginato tornou as microesferas mais porosas, com formação de septos de tecido conjuntivo e células fusiformes no interior das microesferas. Em conclusão, os biomateriais apresentaram potencial osteogênico e osteocondutor formando um arcabouço tridimensional que favoreceu a neoformação óssea. A HA associada ao alginato apresentou características histológicas mais evidentes quanto a biocompatibilidade e a osteogênese, quando comparada a HA dopada com estrôncio.
Palavras-chave: Bioengenharia tecidual
Defeitos ósseos críticos
Hidroxiapatita
Estrôncio
Alginato
Bioengineered tissue
Bone defects critics
Hydroxiapatite
Strontium
Sodium alginate
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós- Graduação em Odontologia da UFBA
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10506
Data do documento: 2010
Aparece nas coleções:Dissertação (POSDONTO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Ana Emilia.pdf3,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.