Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10357
metadata.dc.type: Dissertação
Título : A produção bibliográfica sobre o Programa Saúde da Família no Brasil: análise bibliométrica do periodo 1994-2009.
Autor : Carvalho, Jamille Amorim
metadata.dc.creator: Carvalho, Jamille Amorim
Resumen : A Atenção Primária à Saúde (APS) tem sido reconhecida internacionalmente como a base para um novo modelo de atenção à saúde. No Brasil, desde 1994, a APS vem se desenvolvendo através do Programa Saúde da Família (PSF) com vistas à reorganização da rede assistencial e das práticas no Sistema Único de Saúde (SUS). Em que pese a notável expansão do PSF nos municípios de todas as regiões do país, raros são os estudos que buscaram sistematizar as publicações sobre o tema. Este é um estudo bibliométrico de natureza descritiva que pretendeu caracterizar o perfil da produção bibliográfica sobre o PSF no decorrer dos 15 anos da sua implantação, com destaque para as especificidades dos estudos que avaliaram o Programa. A análise dos resultados demonstrou uma clara tendência ascendente no número de publicações sobre o PSF, uma concentração em mais de 90% nas Regiões Sudeste, Nordeste e Sul e em mais de 70% no formato de artigo. Os estudos avaliativos representaram quase 20% do total de documentos, concentrando 71% da sua publicação nos últimos cinco anos.
Palabras clave : Atenção primária à saúde
Programa saúde da família
Bibliometria
Avaliação de programas e projetos de saúde
Primary health care
Family health program
Bibliometrics
Program evaluation
Saúde pública
Editorial : Programa de pós-graduação em saúde coletiva
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10357
Fecha de publicación : 2010
Aparece en las colecciones: Dissertação de Mestrado Profissional (ISC)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
3333.pdf1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.