Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10357
Tipo: Dissertação
Título: A produção bibliográfica sobre o Programa Saúde da Família no Brasil: análise bibliométrica do periodo 1994-2009.
Autor(es): Carvalho, Jamille Amorim
Autor(es): Carvalho, Jamille Amorim
Abstract: A Atenção Primária à Saúde (APS) tem sido reconhecida internacionalmente como a base para um novo modelo de atenção à saúde. No Brasil, desde 1994, a APS vem se desenvolvendo através do Programa Saúde da Família (PSF) com vistas à reorganização da rede assistencial e das práticas no Sistema Único de Saúde (SUS). Em que pese a notável expansão do PSF nos municípios de todas as regiões do país, raros são os estudos que buscaram sistematizar as publicações sobre o tema. Este é um estudo bibliométrico de natureza descritiva que pretendeu caracterizar o perfil da produção bibliográfica sobre o PSF no decorrer dos 15 anos da sua implantação, com destaque para as especificidades dos estudos que avaliaram o Programa. A análise dos resultados demonstrou uma clara tendência ascendente no número de publicações sobre o PSF, uma concentração em mais de 90% nas Regiões Sudeste, Nordeste e Sul e em mais de 70% no formato de artigo. Os estudos avaliativos representaram quase 20% do total de documentos, concentrando 71% da sua publicação nos últimos cinco anos.
Palavras-chave: Atenção primária à saúde
Programa saúde da família
Bibliometria
Avaliação de programas e projetos de saúde
Primary health care
Family health program
Bibliometrics
Program evaluation
Saúde pública
Editora / Evento / Instituição: Programa de pós-graduação em saúde coletiva
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10357
Data do documento: 2010
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (ISC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
3333.pdf1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.