Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10263
metadata.dc.type: Tese
Título : Cuidado, relações de gênero e trabalho docente na educação infantil: um estudo de caso na pré-escola pública
Autor : Carvalho, Eronilda Maria Góis de
metadata.dc.creator: Carvalho, Eronilda Maria Góis de
Resumen : Este trabalho se coloca como uma possível contribuição no âmbito da Educação Infantil, trazendo reflexões sobre as atividades desenvolvidas no interior de uma pré-escola pública itabunense. O estudo propõe-se a interpretar o trabalho docente na Educação Infantil, profissão caracterizada como feminina, problematizando as questões ligadas ao cuidado e às relações de gênero na esfera desse primeiro segmento da Educação Básica. Trata-se de um estudo de caso com enfoque etnográfico, envolvendo cinco professoras e dois professores de uma pré-escola pública do Município de Itabuna-Bahia, que utilizou depoimentos coletados por meio de questionários, de entrevistas e de observações participantes. O trabalho destaca a presença marcante do cuidado infantil nos ideais e nas práticas pedagógicas dos sujeitos; discute as relações historicamente construídas, entre as normas de boa maternidade e os ideais de professora da Educação Infantil; os significados que tinham as práticas de cuidado infantil para as professoras e os professores estudados e os processos através dos quais desenvolveram ou não essas atitudes com as crianças de três anos e meio a cinco anos de idade. Destaca ainda, as complexas articulações das atividades de cuidado com a identidade profissional dos sujeitos e com as dimensões do processo de ensino e aprendizagem. Pontua que as práticas de cuidado exercidas com crianças pequenas, promovem um excessivo desgaste físico, mental e emocional e enfatiza que são necessidades prementes, da Educação Infantil, aceitar e conviver com as diferenças, sem tornar o sistema dispersivo e/ou excludente e compreender e conceber o espaço educativo como o lugar do envolvimento, da discussão e da formação dos profissionais que nele atuam.
Palabras clave : Cuidado
Gênero
Pré-escola
Trabalho docente
Soins
Type
Travail enseignant
Pré-ecole
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10263
Fecha de publicación : 2007
Aparece en las colecciones: Tese (PGEDU)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Tese Eronilda Carvalhoseg.pdf1,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.