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dc.contributor.advisorBordas, Miguel Angel García-
dc.contributor.authorCarvalho, Eronilda Maria Góis de-
dc.creatorCarvalho, Eronilda Maria Góis de-
dc.date.accessioned2013-05-03T18:47:32Z-
dc.date.available2013-05-03T18:47:32Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10263-
dc.description.abstractEste trabalho se coloca como uma possível contribuição no âmbito da Educação Infantil, trazendo reflexões sobre as atividades desenvolvidas no interior de uma pré-escola pública itabunense. O estudo propõe-se a interpretar o trabalho docente na Educação Infantil, profissão caracterizada como feminina, problematizando as questões ligadas ao cuidado e às relações de gênero na esfera desse primeiro segmento da Educação Básica. Trata-se de um estudo de caso com enfoque etnográfico, envolvendo cinco professoras e dois professores de uma pré-escola pública do Município de Itabuna-Bahia, que utilizou depoimentos coletados por meio de questionários, de entrevistas e de observações participantes. O trabalho destaca a presença marcante do cuidado infantil nos ideais e nas práticas pedagógicas dos sujeitos; discute as relações historicamente construídas, entre as normas de boa maternidade e os ideais de professora da Educação Infantil; os significados que tinham as práticas de cuidado infantil para as professoras e os professores estudados e os processos através dos quais desenvolveram ou não essas atitudes com as crianças de três anos e meio a cinco anos de idade. Destaca ainda, as complexas articulações das atividades de cuidado com a identidade profissional dos sujeitos e com as dimensões do processo de ensino e aprendizagem. Pontua que as práticas de cuidado exercidas com crianças pequenas, promovem um excessivo desgaste físico, mental e emocional e enfatiza que são necessidades prementes, da Educação Infantil, aceitar e conviver com as diferenças, sem tornar o sistema dispersivo e/ou excludente e compreender e conceber o espaço educativo como o lugar do envolvimento, da discussão e da formação dos profissionais que nele atuam.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCuidadopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectPré-escolapt_BR
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subjectSoinspt_BR
dc.subjectTypept_BR
dc.subjectTravail enseignantpt_BR
dc.subjectPré-ecolept_BR
dc.titleCuidado, relações de gênero e trabalho docente na educação infantil: um estudo de caso na pré-escola públicapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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