Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10198
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Do dito ao feito: exclusão /inclusão na escola
Autor : Abenhaim, Evanir
metadata.dc.creator: Abenhaim, Evanir
Resumen : No presente trabalho, busca-se verificar como os documentos oficiais sobre educação para todos fundamentaram mudanças numa escola de Salvador/BA para que ela seja reconhecida pela Secretaria da Educação da Bahia e pelo Ministério da Educação, como escola inclusiva. Para tanto, realizou-se levantamento bibliográfico e estudo dos principais documentos, nacionais e internacionais, que propõem a transformação da escola regular em escola inclusiva, no intuito de levantar as características essenciais da escola inclusiva. A partir desse estudo, realizou-se uma investigação qualitativa de abordagem etnográfica, no período de 17 de agosto de 2004 a 13 de janeiro de 2005. Os instrumentos para a coleta de dados formam, concomitantemente, observação direta nas salas de aula e na sala dos professores, observação participante e entrevistas semidiretivas. O estudo, a análise e a interpretações dos dados, realizados à luz de abordagens multirreferenciadas, evidenciam que as grandes inovações educacionais do momento apontam para a possibilidade da abertura das escolas à diversidade humana. Busca-se, ao final do trabalho, contribuir para a transformação da escola regular em escola que acolha a diversidade humana.
Palabras clave : Inclusão
Exclusão
Escola inclusiva
Diversidade
Educação para todos
Inclusion
Exclusion
Diversity
Education for all
Inclusive school
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10198
Fecha de publicación : 2006
Aparece en las colecciones: Dissertação (PGEDU)

Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.