Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10198
Tipo: Dissertação
Título: Do dito ao feito: exclusão /inclusão na escola
Autor(es): Abenhaim, Evanir
Autor(es): Abenhaim, Evanir
Abstract: No presente trabalho, busca-se verificar como os documentos oficiais sobre educação para todos fundamentaram mudanças numa escola de Salvador/BA para que ela seja reconhecida pela Secretaria da Educação da Bahia e pelo Ministério da Educação, como escola inclusiva. Para tanto, realizou-se levantamento bibliográfico e estudo dos principais documentos, nacionais e internacionais, que propõem a transformação da escola regular em escola inclusiva, no intuito de levantar as características essenciais da escola inclusiva. A partir desse estudo, realizou-se uma investigação qualitativa de abordagem etnográfica, no período de 17 de agosto de 2004 a 13 de janeiro de 2005. Os instrumentos para a coleta de dados formam, concomitantemente, observação direta nas salas de aula e na sala dos professores, observação participante e entrevistas semidiretivas. O estudo, a análise e a interpretações dos dados, realizados à luz de abordagens multirreferenciadas, evidenciam que as grandes inovações educacionais do momento apontam para a possibilidade da abertura das escolas à diversidade humana. Busca-se, ao final do trabalho, contribuir para a transformação da escola regular em escola que acolha a diversidade humana.
Palavras-chave: Inclusão
Exclusão
Escola inclusiva
Diversidade
Educação para todos
Inclusion
Exclusion
Diversity
Education for all
Inclusive school
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10198
Data do documento: 2006
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.