Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10181
metadata.dc.type: Dissertação
Título : A aprendizagem na educação de jovens e adultos: a emergência de diferentes saberes na re-significação de práticas escolares
Autor : Malta, Arlene Andrade
metadata.dc.creator: Malta, Arlene Andrade
Resumen : A Dissertação versa sobre a atualidade e pertinência do estudo acerca do processo de escolarização de sujeitos adultos. A aprendizagem escolar destes educandos se constitui tema central e, nesta pesquisa, é investigada sob o enfoque da Etnopesquisa Crítica, a qual possibilita o estabelecimento de relações democráticas e democratizantes com os sujeitos investigados. Nesta perspectiva, trilham-se caminhos que vão desde a análise do processo de globalização, pelo enfoque da Educação Popular, passando pela forma como os vários sujeitos envolvidos na práxis conceituam e significam as suas aprendizagens, aproximando-se, por fim, de algumas possíveis articulações entre os saberes construídos por professores e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e os saberes teóricos já produzidos e editados pela literatura que trata do processo de aprendizagem destes educandos; de outra maneira, podemos dizer que o trabalho busca promover espaços dialógicos para que os saberes dos especialistas comunguem com os saberes produzidos cotidianamente por professores e alunos da EJA. Editando polifonicamente os conteúdos gestados no processo de ensinar e de aprender no Programa de Educação e Cidadania (PEC), da Pró-Reitoria Comunitária, da Universidade Católica do Salvador, este trabalho busca, também, identificar falhas implementadas no direcionamento que nós, educadores, damos à aprendizagem escolar dos alunos adultos, criando brechas para a escuta de saberes que, emergidos da prática de sala, possam sinalizar para caminhos mais acertados.
Palabras clave : EJA
Multirreferencialidade
Conhecimento
Transformação
Aprendizagem
Diálogo
Emancipação
Multirefenciality
knowledge
Transformation
Learning
Dialogue
Emancipation
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10181
Fecha de publicación : 2004
Aparece en las colecciones: Dissertação (PGEDU)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertação Arlene Malta.pdf1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.