Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10181
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMarques, Maria Ornélia da Silveira-
dc.contributor.authorMalta, Arlene Andrade-
dc.creatorMalta, Arlene Andrade-
dc.date.accessioned2013-04-30T17:31:01Z-
dc.date.available2013-04-30T17:31:01Z-
dc.date.issued2004-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10181-
dc.description151 f.pt_BR
dc.description.abstractA Dissertação versa sobre a atualidade e pertinência do estudo acerca do processo de escolarização de sujeitos adultos. A aprendizagem escolar destes educandos se constitui tema central e, nesta pesquisa, é investigada sob o enfoque da Etnopesquisa Crítica, a qual possibilita o estabelecimento de relações democráticas e democratizantes com os sujeitos investigados. Nesta perspectiva, trilham-se caminhos que vão desde a análise do processo de globalização, pelo enfoque da Educação Popular, passando pela forma como os vários sujeitos envolvidos na práxis conceituam e significam as suas aprendizagens, aproximando-se, por fim, de algumas possíveis articulações entre os saberes construídos por professores e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e os saberes teóricos já produzidos e editados pela literatura que trata do processo de aprendizagem destes educandos; de outra maneira, podemos dizer que o trabalho busca promover espaços dialógicos para que os saberes dos especialistas comunguem com os saberes produzidos cotidianamente por professores e alunos da EJA. Editando polifonicamente os conteúdos gestados no processo de ensinar e de aprender no Programa de Educação e Cidadania (PEC), da Pró-Reitoria Comunitária, da Universidade Católica do Salvador, este trabalho busca, também, identificar falhas implementadas no direcionamento que nós, educadores, damos à aprendizagem escolar dos alunos adultos, criando brechas para a escuta de saberes que, emergidos da prática de sala, possam sinalizar para caminhos mais acertados.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectMultirreferencialidadept_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectTransformaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectDiálogopt_BR
dc.subjectEmancipaçãopt_BR
dc.subjectMultirefencialitypt_BR
dc.subjectknowledgept_BR
dc.subjectTransformationpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectDialoguept_BR
dc.subjectEmancipationpt_BR
dc.titleA aprendizagem na educação de jovens e adultos: a emergência de diferentes saberes na re-significação de práticas escolarespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Arlene Malta.pdf1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.