Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10172
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Aprender e brincar: é só começar... a ludicidade na alfabetização de jovens e adultos
Autor : Canda, Cilene Nascimento
metadata.dc.creator: Canda, Cilene Nascimento
Resumen : A presente dissertação teve como objetivo analisar a importância da ludicidade na aprendizagem e na construção do processo de conscientização na alfabetização de jovens e adultos. A metodologia utilizada baseou-se no método da pesquisa-ação, no contexto da alfabetização de jovens e adultos em uma escola municipal de Salvador. A pesquisa-ação desenvolveu-se por meio da realização de círculos de leitura, vivências em atividades lúdicas, entrevistas coletivas com estudantes e levantamento bibliográfico. Este texto trata do entrelaçamento de dois conceitos educacionais: a ludicidade e a conscientização, considerando o contexto da exclusão social, do desenvolvimento da auto-estima e do aprendizado da leitura e da escrita de jovens e adultos.
Palabras clave : Alfabetização de jovens e adultos
Auto-estima
Ludicidade
Conscientização
Playful and awareness
young and adult literacy
auto-they esteem
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10172
Fecha de publicación : 2006
Aparece en las colecciones: Dissertação (PGEDU)

Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.