Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10172
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPorto, Bernadete de Souza-
dc.contributor.authorCanda, Cilene Nascimento-
dc.creatorCanda, Cilene Nascimento-
dc.date.accessioned2013-04-30T16:31:19Z-
dc.date.available2013-04-30T16:31:19Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10172-
dc.description286 f.pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação teve como objetivo analisar a importância da ludicidade na aprendizagem e na construção do processo de conscientização na alfabetização de jovens e adultos. A metodologia utilizada baseou-se no método da pesquisa-ação, no contexto da alfabetização de jovens e adultos em uma escola municipal de Salvador. A pesquisa-ação desenvolveu-se por meio da realização de círculos de leitura, vivências em atividades lúdicas, entrevistas coletivas com estudantes e levantamento bibliográfico. Este texto trata do entrelaçamento de dois conceitos educacionais: a ludicidade e a conscientização, considerando o contexto da exclusão social, do desenvolvimento da auto-estima e do aprendizado da leitura e da escrita de jovens e adultos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAlfabetização de jovens e adultospt_BR
dc.subjectAuto-estimapt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectConscientizaçãopt_BR
dc.subjectPlayful and awarenesspt_BR
dc.subjectyoung and adult literacypt_BR
dc.subjectauto-they esteempt_BR
dc.titleAprender e brincar: é só começar... a ludicidade na alfabetização de jovens e adultospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.