Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10095
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Educação ambiental em intervenções de saneamento: a experiência do Programa Bahia Azul na comunidade da Bacia de Alto Pituaçu, Salvador
Autor : Maia, Maria Silvana Silveira
metadata.dc.creator: Maia, Maria Silvana Silveira
Resumen : Este trabalho buscou avaliar a contribuição do Projeto de Educação Ambiental (PEA) do Programa Bahia Azul na construção de conhecimentos e no desenvolvimento de valores e atitudes relativos ao meio ambiente e saneamento junto aos agentes multiplicadores, bem como caracterizar o processo de monitoramento e avaliação do projeto junto aos gestores e especialistas envolvidos na sua execução, fornecendo subsídios para a definição de indicadores de acompanhamento e avaliação de projetos desta natureza. A coleta de dados foi realizada por método qualitativo, envolvendo a aplicação de formulário junto aos agentes multiplicadores da comunidade da Bacia do Alto Pituaçu e questionários junto aos gestores e especialistas. A análise dos dados obtidos possibilitou constatar que as ações educativas do PEA proporcionaram a construção de conhecimento sobre meio ambiente, saúde e saneamento, os quais por sua vez, resultaram no desenvolvimento de atitudes e valores, que se expressam através do envolvimento da comunidade na melhoria e manutenção da qualidade ambiental. A mudança de comportamento da comunidade resgata a importância da ação educativa dos agentes multiplicadores, contudo, a falta de acompanhamento por parte do órgão executor, tem restringido a sua atuação na comunidade, o que poderá se refletir negativamente na manutenção do sistema de esgotamento sanitário. A metodologia de avaliação do PEA privilegiou uma abordagem predominantemente quantitativa, baseada na verificação do cumprimento das metas do projeto, inconsistente com os objetivos das ações educativas implementadas. Os gestores e especialistas reconhecem a importância da avaliação e da necessidade de definir e mensurar indicadores que possibilitem a obtenção de dados relativos ao grau de informação das comunidades sobre meio ambiente e saneamento e de participação na conservação dos equipamentos implantados. A carência de monitoramento e avaliação do PEA impossibilita a contínua alimentação de dados e a respectiva análise, inviabilizando a utilização dos resultados obtidos como parâmetros para planejamento e implementação de um próximo programa.
Palabras clave : Environment education
Sanitation
Indicadores
Programa Bahia Azul
Saneamento
Ecologia
Monitoramento e avaliação
Educação ambiental
Monitoring and evaluation
Bahia Azul Program
Indicators
Editorial : Programa de pós-graduação em ecologia e biomonitoramento do Instituto de Biologia UFBA
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10095
Fecha de publicación : 2005
Aparece en las colecciones: Dissertação (Pós-Ecologia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertacao seg.pdf1,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.