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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10095
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Silva, Sueli Almuiña Holmer | - |
dc.contributor.author | Maia, Maria Silvana Silveira | - |
dc.creator | Maia, Maria Silvana Silveira | - |
dc.date.accessioned | 2013-04-25T17:42:31Z | - |
dc.date.available | 2013-04-25T17:42:31Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10095 | - |
dc.description | p. 1-163 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho buscou avaliar a contribuição do Projeto de Educação Ambiental (PEA) do Programa Bahia Azul na construção de conhecimentos e no desenvolvimento de valores e atitudes relativos ao meio ambiente e saneamento junto aos agentes multiplicadores, bem como caracterizar o processo de monitoramento e avaliação do projeto junto aos gestores e especialistas envolvidos na sua execução, fornecendo subsídios para a definição de indicadores de acompanhamento e avaliação de projetos desta natureza. A coleta de dados foi realizada por método qualitativo, envolvendo a aplicação de formulário junto aos agentes multiplicadores da comunidade da Bacia do Alto Pituaçu e questionários junto aos gestores e especialistas. A análise dos dados obtidos possibilitou constatar que as ações educativas do PEA proporcionaram a construção de conhecimento sobre meio ambiente, saúde e saneamento, os quais por sua vez, resultaram no desenvolvimento de atitudes e valores, que se expressam através do envolvimento da comunidade na melhoria e manutenção da qualidade ambiental. A mudança de comportamento da comunidade resgata a importância da ação educativa dos agentes multiplicadores, contudo, a falta de acompanhamento por parte do órgão executor, tem restringido a sua atuação na comunidade, o que poderá se refletir negativamente na manutenção do sistema de esgotamento sanitário. A metodologia de avaliação do PEA privilegiou uma abordagem predominantemente quantitativa, baseada na verificação do cumprimento das metas do projeto, inconsistente com os objetivos das ações educativas implementadas. Os gestores e especialistas reconhecem a importância da avaliação e da necessidade de definir e mensurar indicadores que possibilitem a obtenção de dados relativos ao grau de informação das comunidades sobre meio ambiente e saneamento e de participação na conservação dos equipamentos implantados. A carência de monitoramento e avaliação do PEA impossibilita a contínua alimentação de dados e a respectiva análise, inviabilizando a utilização dos resultados obtidos como parâmetros para planejamento e implementação de um próximo programa. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.publisher | Programa de pós-graduação em ecologia e biomonitoramento do Instituto de Biologia UFBA | pt_BR |
dc.subject | Environment education | pt_BR |
dc.subject | Sanitation | pt_BR |
dc.subject | Indicadores | pt_BR |
dc.subject | Programa Bahia Azul | pt_BR |
dc.subject | Saneamento | pt_BR |
dc.subject | Ecologia | pt_BR |
dc.subject | Monitoramento e avaliação | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Monitoring and evaluation | pt_BR |
dc.subject | Bahia Azul Program | pt_BR |
dc.subject | Indicators | pt_BR |
dc.title | Educação ambiental em intervenções de saneamento: a experiência do Programa Bahia Azul na comunidade da Bacia de Alto Pituaçu, Salvador | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (Pós-Ecologia) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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