Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10035
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : O mercado de TV por assinatura no Brasil: origem, desenvolvimento e novos desafios.
Autor : Silva, Luciano de Souza e
metadata.dc.creator: Silva, Luciano de Souza e
Resumen : O presente trabalho monográfico trata do desenvolvimento do mercado de TV por assinatura no Brasil nos anos 90, suas características como um mercado altamente concentrado e dos motivos da baixa penetração deste produto no mercado brasileiro. O trabalho apresenta a evolução de um mercado local para um mercado oligopólico nacional, concentrado entre duas principais empresas: Organizações Globo e Grupo Abril. Destaca-se neste mercado a evolução da regulação econômica e a influência do Plano Real para o seu crescimento num primeiro momento. Terá destaque, também, o conceito de oligopólio e as principais características do mercado de TV paga brasileiro, assim como as estratégias usadas pelas empresas líderes que não conseguiram ter uma grande penetração no mercado apesar de alguns anos de crescimento. Este problema é explicado tomando como base o modelo estrutura-conduta-desempenho. Por fim é apresentado os novos desafios das empresas deste produto/serviço para conseguir sair da crise de rentabilidade que vem passando desde fins dos anos 90.
Palabras clave : TV por assinatura
Oligopólio
Regulação econômica
Plano Real
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10035
Fecha de publicación : 2005
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciências Econômicas (FCE)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Luciano Silva.pdf407,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.