Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10035
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O mercado de TV por assinatura no Brasil: origem, desenvolvimento e novos desafios.
Autor(es): Silva, Luciano de Souza e
Autor(es): Silva, Luciano de Souza e
Abstract: O presente trabalho monográfico trata do desenvolvimento do mercado de TV por assinatura no Brasil nos anos 90, suas características como um mercado altamente concentrado e dos motivos da baixa penetração deste produto no mercado brasileiro. O trabalho apresenta a evolução de um mercado local para um mercado oligopólico nacional, concentrado entre duas principais empresas: Organizações Globo e Grupo Abril. Destaca-se neste mercado a evolução da regulação econômica e a influência do Plano Real para o seu crescimento num primeiro momento. Terá destaque, também, o conceito de oligopólio e as principais características do mercado de TV paga brasileiro, assim como as estratégias usadas pelas empresas líderes que não conseguiram ter uma grande penetração no mercado apesar de alguns anos de crescimento. Este problema é explicado tomando como base o modelo estrutura-conduta-desempenho. Por fim é apresentado os novos desafios das empresas deste produto/serviço para conseguir sair da crise de rentabilidade que vem passando desde fins dos anos 90.
Palavras-chave: TV por assinatura
Oligopólio
Regulação econômica
Plano Real
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10035
Data do documento: 2005
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciências Econômicas (FCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luciano Silva.pdf407,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.