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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9852
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Wanner, Maria Celeste de Almeida | - |
dc.contributor.author | Pereira, Rosângela Santana | - |
dc.creator | Pereira, Rosângela Santana | - |
dc.date.accessioned | 2013-04-18T12:33:56Z | - |
dc.date.available | 2013-04-18T12:33:56Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9852 | - |
dc.description.abstract | Esta é a dissertação que revela a investigação teórico-prática intitulada Geofagia:corpos cerâmicos, corpos híbridos, para conclusão de curso de mestrado. As reflexões sobre o tema em análise levam à compreensão das motivações e implicações presentes no processo de construção da obra, e da experimentação, em que foi utilizada uma técnica milenar tradicional, a cerâmica, que deu origem à cerâmica enquanto linguagem visual contemporânea híbrida. Durante o desenvolvimento desse trabalho, que teve o corpo como referência e a materialidade como tema, foram investigados outros materiais, além da argila, na construção de objeto, além de fotografia e instalação, dialogando com conceitos de registro,permanência/impermanêcia, memória, espaço e tempo. Tomando por base reflexões prático-teóricas, pretendeu-se realizar uma pesquisa que tivesse a obra como objeto de estudo, considerando o seu processo de instauração e a possibilidade de outros devires. No decorrer da construção dos objetos, instalações e esculturas, na qual a cerâmica foi utilizada como o principal meio de expressão com possibilidades híbridas, refletiu-se sobre aspectos contemporâneos da arte, identificados na pesquisa em questão, capazes de possibilitar a comunicação entre arte e outros conhecimentos afins, com a utilização de uma metodologia específica em artes visuais, a Poiética. Os autores eleitos para dar embasamento teórico à investigação foram Gaston Bachelard, Roland Barthes,Henri Bergson e Georges Didi-Huberman. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais da UFBA | pt_BR |
dc.subject | Cerâmica | pt_BR |
dc.subject | Fotografia | pt_BR |
dc.subject | Corpo | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Permanência | pt_BR |
dc.subject | Impermanência | pt_BR |
dc.subject | Ceramics | pt_BR |
dc.subject | Photography | pt_BR |
dc.subject | Body | pt_BR |
dc.subject | Memory | pt_BR |
dc.subject | Permanence | pt_BR |
dc.subject | Impermanence | pt_BR |
dc.title | Geofagia:corpos cerâmicos, corpos híbridos | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGAV ) |
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