Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37010
metadata.dc.type: Dissertação
Title: DANÇA AUTOBIOGRÁFICA – MULTIVOCALIDADE DO SELF ENCENADO A PARTIR E ALÉM DA CARNE NEGRA
metadata.dc.creator: SANTANA, EDUARDO AUGUSTO ROSA
metadata.dc.contributor.advisor1: Iannitelli, Leda Maria Muhana Martinez
metadata.dc.contributor.referee1: Iannitelli, Leda Maria Muhana Martinez
metadata.dc.contributor.referee2: Bastos , Ana Cecília de Sousa Bittencourt
metadata.dc.contributor.referee3: Setenta, Jussara Sobreira
metadata.dc.description.resumo: A dança autobiográfica é concebida enquanto a dança que encena o self. A presente pesquisa formulou um estudo de caso único, com o objetivo de investigar de que modo as proposições cênicas de uma obra de dança autobiográfica é passível de fazer do universo particular do criador, um espaço compartilhável. O caso selecionado foi a obra coreográfica O samba do crioulo doido (2004), de Luiz de Abreu. A coleta e análise dos dados foi composta por observação de vídeo-registro da obra, entrevista não estruturada com o criador e análise de documentos da obra e do criador. Os resultados apresentam que: a) o self encenado estrutura-se com múltiplas vozes, operando num potencial diálogo contínuo entre si e o contexto cultural amplo no qual se engendra, b) tal dialogia, confirma uma perspectiva de self enquanto compartilhável, em detrimento de um subjetivismo radical; o que c) favorece ações coletivas de compartilhamento, descartando estratégias de auto-afirmação identitária, comum, sobretudo, em coletivos minoritários; sob esse ponto de vista c) a dança autobiográfica performa a identidade humana, na perspectiva da complexidade, apresentando aspectos universais condicionados ao movimento em direção às singularidades, numa multiplicidade heterogênea, todavia capaz de ser dimensionada enquanto unidade.
Abstract: An autobiographical dance is here argued and conceived as a dance that stages the self. This study presents a single case study, with the purpose of investigating how an autobiographic dance proposal may evoke a shared space between the particular universe of the creator and that of those who watch the dance. The chosen case here studied was the choreographic piece of Luiz de Abreu entitled O samba do crioulo doido (Samba of the mad black man, 2004). Data collection included observation and analysis of the chosen choreography’s video recording, a non structured interview with the author, as well as documental analysis. Results revealed that: a) the staged self is structured upon multiple voices, operating in an ongoing flow between author and audience, either through related cultural identifications, or through the subversive potential of the work, replacing the audience face to face to its own identity issues; b) this flow reassures a perspective of a shared self, and not of a radical subjectivism; c) this favors shared collective actions, discarding the need for strategies of identity self affirmation, common, above all, in minorities’ collectives; from this perspective d) the auto-biographic dance contributes for a recognition of human identity, in the complexity sense, presenting universal conditioned aspects of movement in the direction of the singularities, in a heterogeneous multiplicity, however, capable of being captured as a unity.
Keywords: Dança moderna
Dança contemporânea
Self (Psicologia)
Coreografia
metadata.dc.subject.cnpq: Dança
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Dança
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA)
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37010
Issue Date: 8-Apr-2009
Appears in Collections:Dissertação (PPGDANCA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Eduardo Santana.pdf11,92 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.