Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37010
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSANTANA, EDUARDO AUGUSTO ROSA-
dc.date.accessioned2023-05-18T13:56:00Z-
dc.date.available2023-05-18T13:56:00Z-
dc.date.issued2009-04-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/37010-
dc.description.abstractAn autobiographical dance is here argued and conceived as a dance that stages the self. This study presents a single case study, with the purpose of investigating how an autobiographic dance proposal may evoke a shared space between the particular universe of the creator and that of those who watch the dance. The chosen case here studied was the choreographic piece of Luiz de Abreu entitled O samba do crioulo doido (Samba of the mad black man, 2004). Data collection included observation and analysis of the chosen choreography’s video recording, a non structured interview with the author, as well as documental analysis. Results revealed that: a) the staged self is structured upon multiple voices, operating in an ongoing flow between author and audience, either through related cultural identifications, or through the subversive potential of the work, replacing the audience face to face to its own identity issues; b) this flow reassures a perspective of a shared self, and not of a radical subjectivism; c) this favors shared collective actions, discarding the need for strategies of identity self affirmation, common, above all, in minorities’ collectives; from this perspective d) the auto-biographic dance contributes for a recognition of human identity, in the complexity sense, presenting universal conditioned aspects of movement in the direction of the singularities, in a heterogeneous multiplicity, however, capable of being captured as a unity.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectDança modernapt_BR
dc.subjectDança contemporâneapt_BR
dc.subjectSelf (Psicologia)pt_BR
dc.subjectCoreografiapt_BR
dc.subject.otherModern dancept_BR
dc.subject.otherContemporary dancept_BR
dc.subject.otherSelf (Psychology)pt_BR
dc.subject.otherChoreography.pt_BR
dc.titleDANÇA AUTOBIOGRÁFICA – MULTIVOCALIDADE DO SELF ENCENADO A PARTIR E ALÉM DA CARNE NEGRApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqDançapt_BR
dc.contributor.advisor1Iannitelli, Leda Maria Muhana Martinez-
dc.contributor.referee1Iannitelli, Leda Maria Muhana Martinez-
dc.contributor.referee2Bastos , Ana Cecília de Sousa Bittencourt-
dc.contributor.referee3Setenta, Jussara Sobreira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4036524038391976pt_BR
dc.description.resumoA dança autobiográfica é concebida enquanto a dança que encena o self. A presente pesquisa formulou um estudo de caso único, com o objetivo de investigar de que modo as proposições cênicas de uma obra de dança autobiográfica é passível de fazer do universo particular do criador, um espaço compartilhável. O caso selecionado foi a obra coreográfica O samba do crioulo doido (2004), de Luiz de Abreu. A coleta e análise dos dados foi composta por observação de vídeo-registro da obra, entrevista não estruturada com o criador e análise de documentos da obra e do criador. Os resultados apresentam que: a) o self encenado estrutura-se com múltiplas vozes, operando num potencial diálogo contínuo entre si e o contexto cultural amplo no qual se engendra, b) tal dialogia, confirma uma perspectiva de self enquanto compartilhável, em detrimento de um subjetivismo radical; o que c) favorece ações coletivas de compartilhamento, descartando estratégias de auto-afirmação identitária, comum, sobretudo, em coletivos minoritários; sob esse ponto de vista c) a dança autobiográfica performa a identidade humana, na perspectiva da complexidade, apresentando aspectos universais condicionados ao movimento em direção às singularidades, numa multiplicidade heterogênea, todavia capaz de ser dimensionada enquanto unidade.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Dançapt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGDANCA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Eduardo Santana.pdf11,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.