Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36234
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Consumo de café como fator protetor para o carcinoma hepatocelular: revisão sistemática de literatura
metadata.dc.creator: Figueiredo, Thálisson Gonçalves Tolentino de
metadata.dc.contributor.advisor1: Cotrim, Helma Pinchemel
metadata.dc.contributor.referee1: Cotrim, Helma Pincheme
metadata.dc.contributor.referee2: Ramos, Regina Terse Trindade
metadata.dc.contributor.referee3: Fernandez, Maria de Fátima Diz
metadata.dc.description.resumo: Introdução: O café é a bebida mais popular do mundo e a repercussão do seu consumo na saúde pode ser muito significativa, constituindo-se um caso de saúde pública. Pesquisas recentes demonstram que o café possui propriedades benéficas para seus consumidores, inclusive efeitos anticancerígenos. Esses efeitos têm se mostrado mais procunciados no metabolismo hepático. Assim, avaliar a relação entre o consumo de café e a incidência de uma patologia crônica de alta morbimortalidade, como o carcinoma hepatocelular (CHC), pode ajudar a elucidar os efeitos que essa bebida provoca em todo o mundo. Objetivos: Determinar se a ingestão de café é um fator protetor para carcinoma hepatocelular. Metodologia: Nessa revisão sistemática de literatura serão considerados apenas estudos de coorte ou caso controle que avaliem a relação entre o consumo de café e a incidência de carcinoma hepatocelular. Serão considerados apenas artigos publicados em inglês, espanhol ou português. Resultados: De um total de 152 artigos identificados, 13 foram selecionados para o estudo, sendo oito casos-Controles e cinco coortes prospectivas. Todos os estudos inseridos na revisão apresentaram relação inversa entre consumo de café e risco de carcinoma hepatocelular, mais de 9 deles com resultados estatisticamente significantes. Discussão e Conclusão: Os estudos apresentados definem relação inversa entre consumo de café e CHC. Hipotetiza-se que que isto se deve as propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes do café, que poderiam proteger o parênquima hepático não só do desenvolvimento dessa neoplasia.
Palabras clave : Café
Carcinoma hepatocelular
Proteção
Relação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Medicina da Bahia
Citación : FIGUEIREDO, Thálisson Gonçalves Tolentino de. Consumo de café como fator protetor para o carcinoma hepatocelular: revisão sistemática de literatura. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade de Medicina da Bahia, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017.
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36234
Fecha de publicación : 15-mar-2017
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.