Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/3547
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: Conhecimento e interesse em ética médica e bioética na graduação médica
Other Titles: Revista Brasileira de Educação Médica
Authors: Almeida, Alessandro de Moura
Bitencourt, Almir Galvão Vieira
Neves, Nedy Maria Branco Cerqueira
Neves, Flávia Branco Cerqueira Serra
Lordelo, Marina da Rocha
Lemos, Kleuber Moreira
Nuñez, Geila Ribeiro
Barbetta, Marcelo Campos
Athanazio, Rodrigo Abensur
Nery Filho, Antonio
metadata.dc.creator: Almeida, Alessandro de Moura
Bitencourt, Almir Galvão Vieira
Neves, Nedy Maria Branco Cerqueira
Neves, Flávia Branco Cerqueira Serra
Lordelo, Marina da Rocha
Lemos, Kleuber Moreira
Nuñez, Geila Ribeiro
Barbetta, Marcelo Campos
Athanazio, Rodrigo Abensur
Nery Filho, Antonio
Abstract: OBJETIVOS: Avaliar o interesse e o conhecimento sobre ética médica e bioética na graduação médica. MÉTODOS: Estudo transversal e descritivo. Foram utilizados dois questionários auto-aplicáveis, um para docentes e outro para discentes, com questões sobre o interesse em ética médica e bioética e conhecimento sobre o Código de Ética Médica (CEM). RESULTADOS: Foram avaliados 101 professores e 331 estudantes. O CEM brasileiro foi lido por 86,2% dos professores e 100% dos alunos. A importância dada à disciplina de ética médica, numa escala de 1 a 5, foi semelhante entre professores e estudantes (4,7 ± 0,7 vs. 4,5 ± 0,8; p = 0,086), enquanto o autoconhecimento sobre o tema foi maior no primeiro grupo (3,4 ± 0,9 vs. 3,2 ± 0,7; p = 0,017). De um total de nove questões avaliadas sobre o conhecimento do CEM, a média de acertos foi de 5,0 ± 1,9 questões para os professores e de 5,9 ± 1,5 para os acadêmicos (p < 0,001), sendo os acertos correlacionados positivamente com a leitura do código. CONCLUSÕES: Este estudo fornece um panorama inédito sobre a percepção de professores e estudantes de Medicina sobre a ética médica e bioética, podendo servir para fundamentar a melhora do ensino dessa disciplina em nossas faculdades.
Keywords: Ética Médica
Bioética
Educação Médica
Ensino
Medical Ethics
Bioethics
Medical Education
Learning
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3547
Issue Date: 2008
Appears in Collections:Artigo Publicado em Periódico (Faculdade de Medicina)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
v32n4a05.pdf181,25 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.