Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/3547
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Title: | Conhecimento e interesse em ética médica e bioética na graduação médica |
Other Titles: | Revista Brasileira de Educação Médica |
Authors: | Almeida, Alessandro de Moura Bitencourt, Almir Galvão Vieira Neves, Nedy Maria Branco Cerqueira Neves, Flávia Branco Cerqueira Serra Lordelo, Marina da Rocha Lemos, Kleuber Moreira Nuñez, Geila Ribeiro Barbetta, Marcelo Campos Athanazio, Rodrigo Abensur Nery Filho, Antonio |
metadata.dc.creator: | Almeida, Alessandro de Moura Bitencourt, Almir Galvão Vieira Neves, Nedy Maria Branco Cerqueira Neves, Flávia Branco Cerqueira Serra Lordelo, Marina da Rocha Lemos, Kleuber Moreira Nuñez, Geila Ribeiro Barbetta, Marcelo Campos Athanazio, Rodrigo Abensur Nery Filho, Antonio |
Abstract: | OBJETIVOS: Avaliar o interesse e o conhecimento sobre ética médica e bioética na graduação médica. MÉTODOS: Estudo transversal e descritivo. Foram utilizados dois questionários auto-aplicáveis, um para docentes e outro para discentes, com questões sobre o interesse em ética médica e bioética e conhecimento sobre o Código de Ética Médica (CEM). RESULTADOS: Foram avaliados 101 professores e 331 estudantes. O CEM brasileiro foi lido por 86,2% dos professores e 100% dos alunos. A importância dada à disciplina de ética médica, numa escala de 1 a 5, foi semelhante entre professores e estudantes (4,7 ± 0,7 vs. 4,5 ± 0,8; p = 0,086), enquanto o autoconhecimento sobre o tema foi maior no primeiro grupo (3,4 ± 0,9 vs. 3,2 ± 0,7; p = 0,017). De um total de nove questões avaliadas sobre o conhecimento do CEM, a média de acertos foi de 5,0 ± 1,9 questões para os professores e de 5,9 ± 1,5 para os acadêmicos (p < 0,001), sendo os acertos correlacionados positivamente com a leitura do código. CONCLUSÕES: Este estudo fornece um panorama inédito sobre a percepção de professores e estudantes de Medicina sobre a ética médica e bioética, podendo servir para fundamentar a melhora do ensino dessa disciplina em nossas faculdades. |
Keywords: | Ética Médica Bioética Educação Médica Ensino Medical Ethics Bioethics Medical Education Learning |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3547 |
Issue Date: | 2008 |
Appears in Collections: | Artigo Publicado em Periódico (Faculdade de Medicina) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
v32n4a05.pdf | 181,25 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.