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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlmeida, Alessandro de Moura-
dc.contributor.authorBitencourt, Almir Galvão Vieira-
dc.contributor.authorNeves, Nedy Maria Branco Cerqueira-
dc.contributor.authorNeves, Flávia Branco Cerqueira Serra-
dc.contributor.authorLordelo, Marina da Rocha-
dc.contributor.authorLemos, Kleuber Moreira-
dc.contributor.authorNuñez, Geila Ribeiro-
dc.contributor.authorBarbetta, Marcelo Campos-
dc.contributor.authorAthanazio, Rodrigo Abensur-
dc.contributor.authorNery Filho, Antonio-
dc.creatorAlmeida, Alessandro de Moura-
dc.creatorBitencourt, Almir Galvão Vieira-
dc.creatorNeves, Nedy Maria Branco Cerqueira-
dc.creatorNeves, Flávia Branco Cerqueira Serra-
dc.creatorLordelo, Marina da Rocha-
dc.creatorLemos, Kleuber Moreira-
dc.creatorNuñez, Geila Ribeiro-
dc.creatorBarbetta, Marcelo Campos-
dc.creatorAthanazio, Rodrigo Abensur-
dc.creatorNery Filho, Antonio-
dc.date.accessioned2011-10-26T13:26:00Z-
dc.date.available2011-10-26T13:26:00Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.issn0100-5502-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3547-
dc.descriptionP. 437–444,Oct./Dec.pt_BR
dc.description.abstractOBJETIVOS: Avaliar o interesse e o conhecimento sobre ética médica e bioética na graduação médica. MÉTODOS: Estudo transversal e descritivo. Foram utilizados dois questionários auto-aplicáveis, um para docentes e outro para discentes, com questões sobre o interesse em ética médica e bioética e conhecimento sobre o Código de Ética Médica (CEM). RESULTADOS: Foram avaliados 101 professores e 331 estudantes. O CEM brasileiro foi lido por 86,2% dos professores e 100% dos alunos. A importância dada à disciplina de ética médica, numa escala de 1 a 5, foi semelhante entre professores e estudantes (4,7 ± 0,7 vs. 4,5 ± 0,8; p = 0,086), enquanto o autoconhecimento sobre o tema foi maior no primeiro grupo (3,4 ± 0,9 vs. 3,2 ± 0,7; p = 0,017). De um total de nove questões avaliadas sobre o conhecimento do CEM, a média de acertos foi de 5,0 ± 1,9 questões para os professores e de 5,9 ± 1,5 para os acadêmicos (p < 0,001), sendo os acertos correlacionados positivamente com a leitura do código. CONCLUSÕES: Este estudo fornece um panorama inédito sobre a percepção de professores e estudantes de Medicina sobre a ética médica e bioética, podendo servir para fundamentar a melhora do ensino dessa disciplina em nossas faculdades.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectÉtica Médicapt_BR
dc.subjectBioéticapt_BR
dc.subjectEducação Médicapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectMedical Ethicspt_BR
dc.subjectBioethicspt_BR
dc.subjectMedical Educationpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.titleConhecimento e interesse em ética médica e bioética na graduação médicapt_BR
dc.title.alternativeRevista Brasileira de Educação Médicapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubRio de Janeiropt_BR
dc.identifier.numberv. 32, n. 4.pt_BR
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