Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/3547
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Conhecimento e interesse em ética médica e bioética na graduação médica
Título(s) alternativo(s): Revista Brasileira de Educação Médica
Autor(es): Almeida, Alessandro de Moura
Bitencourt, Almir Galvão Vieira
Neves, Nedy Maria Branco Cerqueira
Neves, Flávia Branco Cerqueira Serra
Lordelo, Marina da Rocha
Lemos, Kleuber Moreira
Nuñez, Geila Ribeiro
Barbetta, Marcelo Campos
Athanazio, Rodrigo Abensur
Nery Filho, Antonio
Autor(es): Almeida, Alessandro de Moura
Bitencourt, Almir Galvão Vieira
Neves, Nedy Maria Branco Cerqueira
Neves, Flávia Branco Cerqueira Serra
Lordelo, Marina da Rocha
Lemos, Kleuber Moreira
Nuñez, Geila Ribeiro
Barbetta, Marcelo Campos
Athanazio, Rodrigo Abensur
Nery Filho, Antonio
Abstract: OBJETIVOS: Avaliar o interesse e o conhecimento sobre ética médica e bioética na graduação médica. MÉTODOS: Estudo transversal e descritivo. Foram utilizados dois questionários auto-aplicáveis, um para docentes e outro para discentes, com questões sobre o interesse em ética médica e bioética e conhecimento sobre o Código de Ética Médica (CEM). RESULTADOS: Foram avaliados 101 professores e 331 estudantes. O CEM brasileiro foi lido por 86,2% dos professores e 100% dos alunos. A importância dada à disciplina de ética médica, numa escala de 1 a 5, foi semelhante entre professores e estudantes (4,7 ± 0,7 vs. 4,5 ± 0,8; p = 0,086), enquanto o autoconhecimento sobre o tema foi maior no primeiro grupo (3,4 ± 0,9 vs. 3,2 ± 0,7; p = 0,017). De um total de nove questões avaliadas sobre o conhecimento do CEM, a média de acertos foi de 5,0 ± 1,9 questões para os professores e de 5,9 ± 1,5 para os acadêmicos (p < 0,001), sendo os acertos correlacionados positivamente com a leitura do código. CONCLUSÕES: Este estudo fornece um panorama inédito sobre a percepção de professores e estudantes de Medicina sobre a ética médica e bioética, podendo servir para fundamentar a melhora do ensino dessa disciplina em nossas faculdades.
Palavras-chave: Ética Médica
Bioética
Educação Médica
Ensino
Medical Ethics
Bioethics
Medical Education
Learning
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3547
Data do documento: 2008
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
v32n4a05.pdf181,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.