Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34906
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Racismo e democracia digital: discursos que atravessam a escola
metadata.dc.creator: Sousa, Maria Rafaela Oliveira França
metadata.dc.contributor.advisor1: Borges, Jamile
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Jamile Borges da
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Elaine Cristina Moraes
metadata.dc.contributor.referee3: Xavier, Raimundo Cláudio Silva
metadata.dc.description.resumo: A escola enquanto espaço de circularidade também será marcada pelas influências da Internet trazendo em um só lugar dimensão offline e online. Essa dissertação propõe adentrar a escola enquanto lócus de pesquisa para compreender como o discurso da democracia chega até os estudantes de ensino médio, impactando ou influenciando suas representações sobre o que significa ser negro no Brasil. Para a construção desse estudo foram utilizados os métodos etnográficos e netnográficos, apresentando o campo, nesse caso a escola e os seus atores sociais, como também a rede virtual que nesse estudo é o Instagram. No segundo capítulo tento traçar os conceitos de democracia digital, cibercultura, cultura de digital. No terceiro capítulo, trago a análise dos discursos produzidos nas redes sociais e como esses discursos chegam até a escola. Buscando a partir dos dados coletados no campo e através das ferramentas metodológicas da netnografia, como se dá o processo de percepção e construção da identidade desses jovens afrodescendentes mediadas pelas tecnologias digitais, imagens e narrativas em pixels.
Resumen : The school as a space of circularity will also be marked by the influences of the Internet, bringing offline and online dimensions in one place. This dissertation proposes to enter the school as a locus of research to understand how the discourse of democracy reaches high school students, impacting or influencing their representations of what it means to be black in Brazil. For the construction of this study, ethnographic and netnographic methods were used, presenting the field, in this case the school and its social actors, as well as the virtual network that in this study is Instagram. In the second chapter I try to trace the concepts of digital democracy, cyberculture, digital culture. In the third chapter, I bring the analysis of the speeches produced in social networks and how these speeches reach the school. Searching from the data collected in the field and through the methodological tools of netnography, how the process of perception and construction of the identity of these young people of African descent takes place mediated by digital technologies, images and narratives in pixels
Palabras clave : Racismo
Cibercultura
Imagem
Ciberdemocracia
Meme
Cyberdemocracy
Racism
Cyberculture
Image
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)
metadata.dc.publisher.program: Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos (PÓS-AFRO) 
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34906
Fecha de publicación : 2021
Aparece en las colecciones: Dissertação (PÓS-AFRO)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Maria Rafaela O Franca Sousa.pdfDissertação1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.