Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34906
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Racismo e democracia digital: discursos que atravessam a escola |
metadata.dc.creator: | Sousa, Maria Rafaela Oliveira França |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Borges, Jamile |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Jamile Borges da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Elaine Cristina Moraes |
metadata.dc.contributor.referee3: | Xavier, Raimundo Cláudio Silva |
metadata.dc.description.resumo: | A escola enquanto espaço de circularidade também será marcada pelas influências da Internet trazendo em um só lugar dimensão offline e online. Essa dissertação propõe adentrar a escola enquanto lócus de pesquisa para compreender como o discurso da democracia chega até os estudantes de ensino médio, impactando ou influenciando suas representações sobre o que significa ser negro no Brasil. Para a construção desse estudo foram utilizados os métodos etnográficos e netnográficos, apresentando o campo, nesse caso a escola e os seus atores sociais, como também a rede virtual que nesse estudo é o Instagram. No segundo capítulo tento traçar os conceitos de democracia digital, cibercultura, cultura de digital. No terceiro capítulo, trago a análise dos discursos produzidos nas redes sociais e como esses discursos chegam até a escola. Buscando a partir dos dados coletados no campo e através das ferramentas metodológicas da netnografia, como se dá o processo de percepção e construção da identidade desses jovens afrodescendentes mediadas pelas tecnologias digitais, imagens e narrativas em pixels. |
Abstract: | The school as a space of circularity will also be marked by the influences of the Internet, bringing offline and online dimensions in one place. This dissertation proposes to enter the school as a locus of research to understand how the discourse of democracy reaches high school students, impacting or influencing their representations of what it means to be black in Brazil. For the construction of this study, ethnographic and netnographic methods were used, presenting the field, in this case the school and its social actors, as well as the virtual network that in this study is Instagram. In the second chapter I try to trace the concepts of digital democracy, cyberculture, digital culture. In the third chapter, I bring the analysis of the speeches produced in social networks and how these speeches reach the school. Searching from the data collected in the field and through the methodological tools of netnography, how the process of perception and construction of the identity of these young people of African descent takes place mediated by digital technologies, images and narratives in pixels |
Keywords: | Racismo Cibercultura Imagem Ciberdemocracia Meme Cyberdemocracy Racism Cyberculture Image |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Bahia |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH) |
metadata.dc.publisher.program: | Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos (PÓS-AFRO) |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34906 |
Issue Date: | 2021 |
Appears in Collections: | Dissertação (PÓS-AFRO) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Maria Rafaela O Franca Sousa.pdf | Dissertação | 1,02 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.