Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33485
metadata.dc.type: Outros
Título : A pena, o pincel e a paisagem: literatura e pintura na educação do olhar dos viajantes oitocentistas no Brasil
Autor : Paz, Daniel Juracy Mellado
metadata.dc.creator: Paz, Daniel Juracy Mellado
Resumen : Os documentos históricos conhecidos como literatura dos viajantes nos apresentam um material contrastante com os registros escritos de punho de brasileiros e mesmo portugueses. Há uma significativa diferença de sensibilidade: dos objetos de interesse, dos parâmetros do juízo, do que era valorado e mesmo da maneira de empregar os sentidos. Os textos e gravuras dos livros revelam algo mais profundo: que a literatura e o desenho/ pintura são essenciais na sensibilidade dos visitantes. O século XIX será o século da pintura paisagística, dos diários e da literatura de viajantes, e do imperialismo – da expansão dos impérios coloniais mapeando o interior dos continentes e os pólos, do trânsito de europeus pelo mundo. Estes três fatores se interpenetram. A hipótese é que a visão, a pintura e a escrita operaram em mútua interação. A busca de paisagens se concatenava com a experiência pictórica e a literatura de viagem, lida antes e realizada a partir da jornada do estrangeiro. Em um grau menor, também atuavam as referências botânicas das estufas e jardins europeus. O ato de olhar ganhava profundidade na medida em que a atenção se voltava conscientemente para o ato perceptivo, ainda que de modo exógeno, advindo de outras áreas. E ganhava importância na expansão das áreas visitadas, um mundo inteiro ao alcance dos europeus, e da importância crescente dada às emoções, à vida sentimental de cada um, pelos escritores e pelos leitores. Marcando uma diferença mais profunda do que pareceria à primeira vista da sensibilidade da classe letrada brasileira, e pondo em questão as maneiras como se deu essa influência.
Palabras clave : Collective memory
Escritos de viajantes - Séc. XIX
Memória coletiva
Travelers' writings - 19th century
Editorial : UFBA
Citación : PAZ, D. J. M. A pena, o pincel e a paisagem: literatura e pintura na educação do olhar dos viajantes oitocentistas no Brasil. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO, 5., 2018, Salvador. Anais [...]. Salvador: UFBA, 2018. Não paginado.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33485
Fecha de publicación : oct-2018
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (Faculdade de Arquitetura)

Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.